Topo

Em duelo com United, City tenta virar campeão inglês mais precoce da história

06/04/2018 14h58

Londres, 6 abr (EFE).- O Manchester City pode se tornar neste sábado o mais precoce campeão inglês da história, se vencer o Manchester United, no Etihad Stadium, em jogo pela 33ª rodada, que acontece em meio a dois duelos dos comandados pelo espanhol Josep Guardiola com o Liverpool, pela Liga dos Campeões da Europa.

O time azul e branco está na ponta da competição com 84 pontos, contra 68 dos Diabos Vermelhos. Com isso, o êxito no clássico fará a vantagem chegar a 19 pontos, um a mais do que as duas equipes terão por disputar até o fim desta edição da competição nacional.

Caso consigam erguer a taça neste sábado, com seis rodadas de antecedência, os 'Citizens' superarão o recorde estabelecido pelo próprio Manchester United, na temporada 2000-2001. Na ocasião, os comandados pelo escocês Alex Ferguson foram campeões cinco jogos antes do fim do campeonato.

O jogo no Etihad Stadium, no entanto, acontece em meio a clima de alerta para o City, que foi batido na quarta-feira pelo Liverpool por 3 a 0, no estádio Anfield Road, pela ida das quartas de final da 'Champions'. O egípcio Mohamed Salah, o inglês Alex Oxlade-Chamberlain e o senegalês Sadio Mané balançaram as redes.

Nesta terça-feira, Ederson, Danilo, Fernandinho, Gabriel Jesus e companhia, terão a missão de devolver o placar, para levar o duelo para a prorrogação, ou conseguir vitória por, pelo menos, quatro gols de diferença, para carimbar passaportes às semifinais, ainda no tempo normal.

Por causa do compromisso pela Liga dos Campeões, Guardiola estaria avaliando, inclusive, a possibilidade de poupar titulares no clássico com os Diabos Vermelhos. O atacante argentino Sergio Aguero, que está em fase final de recuperação de lesão, pode ser preservado. O técnico, no entanto, desconversa sobre a escalação.

"Estamos perto de nos tornar campeões. É uma coincidência, por que é um clássico, mas não importa. Temos que ficar concentrados no que devemos fazer, e ganhar o jogo", disse o comandante espanhol, em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira.

Adversário do City, o Manchester United joga para manter as chances de conquista, mas, a preocupação principal é ficar mais perto de assegurar vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. O time treinado pelo português José Mourinho está oito pontos na frente do Chelsea, quinto na tabela.

Perto da vaga nas semis da 'Champions', o Liverpool, que tem 66 pontos no Inglês, defenderá a terceira colocação na tabela neste sábado, também em clássico regional. A equipe do atacante Roberto Firmino visitará o Everton, que está na nona posição, com 40 pontos.

Logo atrás dos 'Reds', com 64 pontos, está o Tottenham, fechando a zona de classificação para a Liga dos Campeões. O time londrino também jogará no sábado, quando visitará o Stoke City, que está na 19ª e penúltima colocação, com apenas 27 pontos, três distante do Crystal Palace, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Cada vez mais distante do G-4, cujos integrantes vão para o principal torneio do continente, Chelsea e Arsenal jogarão no domingo, ambos em casa. Os 'Blues', que estão em quinto, pegarão o Southampton, 18º, e os 'Gunners', receberão o West Ham, 14º.



Programação da 33ª rodada do Campeonato Inglês:.



Sábado.

Everton - Liverpool.

Bournemouth - Crystal Palace.

Brighton - Huddersfield.

Leicester - Newcastle.

Stoke City - Tottenham.

Watford - Burnley.

West Bromwich - Swansea.

Manchester City - Manchester United.

Domingo.

Arsenal - Southampton.

Chelsea - West Ham.