Topo

Atlético perde para o Sporting, mas Oblak brilha e leva time às semifinais

12/04/2018 17h59

Lisboa, 12 abr (EFE).- O Atlético de Madrid perdeu nesta quinta-feira para o "caótico" Sporting por 1 a 0, no estádio José Alvalade, em Lisboa, mas, graças a ótima atuação do goleiro esloveno Jan Oblk, garantiu classificação às semifinais da Liga Europa, já devido vitória por 2 a 0 obtida na ida.

O gol isolado da partida foi anotado pelo atacante colombiano Fredy Montero, o mesmo que ficou marcado no duelo da semana passada, por chance desperdiçada nos minutos finais. O camisa 40 dos Leões balançou as redes aos 28 minutos do primeiro tempo.

Na semana passada, o time espanhol havia conseguido a vitória graças a falhas individuais da dupla de zaga, formada pelo uruguaio Sebástian Coates e francês Jérémy Mathieu, responsáveis diretos pelos gols do meia Koke e do atacante Diego Costa, respectivamente.

Os vacilos na ida fizeram o presidente do Sporting, Bruno Carvalho, atacar pesadamente o elenco. Irritados com as críticas públicas, os jogadores se manifestaram por meio de redes sociais e, 19 deles, acabaram afastados.

Hoje, o Sporting veio para o jogo com cinco mudanças com relação a ida, mas as mudanças do técnico Jorge Jesus, no entanto, não tiveram relação com a ira do dirigente, que não esteve no estádio, segundo a imprensa local, por estar acompanhando a mulher, que na segunda-feira, deu a luz a Leonor, terceira filha do casal.

Os 19 atletas afastados já readmitidos por Carvalho, que instaurou processos disciplinares contra os integrantes do elenco. O próprio mandatário dos Leões foi alvo de duras críticas por parte de torcedores e jornalistas, por ter tornado a ira pública.

Os dois brasileiros do elenco, o volante Wendel, ex-Fluminense, e o meia Bruno César, ex-Corinthians e Palmeiras, sequer foram relacionados para o confronto realizado no Alvalade.

No Atlético de Madrid, o técnico argentino Diego Simeone, praticamente, repetiu o 11 do empate do fim de semana com o Real Madrid, em 1 a 1, apenas optando por Koke no lugar do ganês Thomas Partey. No ataque, o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa foi lançado ao lado do francês Antoine Griezmann.

Na primeira metade do jogo, os grandes nomes foram Montero, que balançou as redes aos 27 minutos, de cabeça, após rebote de Jan Oblak, em conclusão do meia Bruno Fernandes, além do próprio goleiro esloveno do Atlético, com, pelo menos, três grandes defesa, incluindo a do lance do gol.

Na etapa complementar, os 'Colchoneros' sofreram duro golpe logo aos 7 minutos, quando Diego Costa deixou o gramado, com lesão muscular, sendo substituído pelo veterano espanhol Fernando Torres, que nesta semana anunciou que não permanecerá no clube na próxima temporada.

Oblak, no entanto, seguiu salvando a equipe espanhola, parando, quase sozinho o ataque adversário. Aos 19, o goleiro foi bem em finalização de Montero, já dentro da área. Pouco depois, aos 23, o esloveno fez defesa espetacular, em finalização de longa distância de Bruno Fernandes.

Em rara chegada com real perigo ao ataque, aos 35, o Atlético ficou muito perto de marcar, quando Griezamann recebeu completamente livre nas costas da zaga, titubeou na frente de Rui Patrício e bateu em cima do goleiro, que saiu bem do gol.

Dois minutos depois, o atacante francês teve oportunidade semelhante em contra-golpe, ao ser lançado, disparar em alta velocidade em direção a área e tocar na saída do camisa 1. Dessa vez, a bola saiu muito perto da trave direita do Sporting.

Nos minutos finais, o Sporting até esboçou pressão, mas não teve forças para anotar o segundo gol e forçar disputa de prorrogação. Com isso, o Atlético agora espera nesta sexta-feira, em sorteio que acontecerá na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça, o adversário que enfrentará nas semifinais.