Topo

Conmebol apoiará candidatura de EUA, México e Canadá para Copa de 2026

13/04/2018 14h46

Buenos Aires, 13 abr (EFE).- A Conmebol anunciou nesta sexta-feira que apoia a candidatura conjunta de Estados Unidos, México e Canadá para organizar a Copa do Mundo de 2026.

O apoio, anunciado em comunicado, foi decidido ontem durante o Congresso Ordinário da Conmebol, realizado em Buenos Aires, e conta com o respaldo de todas as associações que formam a entidade.

"Mediante essa expressão de apoio unânime, o Conselho e as dez associações-membros da Conmebol reafirmam o compromisso de seguir trabalhando com a Fifa e a Concacaf para promover o desenvolvimento do futebol nas Américas", disse a entidade em comunicado.

"Os países das Américas compartilham muitos laços históricos e é a nossa convicção que o futebol sul-americano pode e deve contribuir para o desenvolvimento do futebol em todo o hemisfério, reconhecendo o esporte rei como uma poderosa força integradora", ressaltou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

A Conmebol considera ser um "momento oportuno" para dar um novo impulso ao futebol na América do Norte após o impacto positivo das Copas do Mundo de 1986, no México, e nos EUA, em 1994.

O comunicado não cita a Copa do Mundo de 1970, no México.

A escolha da sede do Mundial de 2026 será no dia 13 de junho, em Moscou, um dia antes do início da Copa do Mundo da Rússia.

A previsão é que a Concacaf também apoie a candidatura de Argentina, Paraguai e Uruguai para sediar a Copa do Mundo de 2030. EFE

fca-sam/lvl