Topo

Antigo alvo do Real, goleiro brilha e garante empate do Bilbao no Bernabéu

18/04/2018 19h48

Madri, 19 abr (EFE).- As defesas do goleiro Kepa Arrizabalaga, que esteve perto de ser contratado pelo Real Madrid em janeiro, permitiram que o Athletic Bilbao quebrasse um jejum de 13 anos ao empatar com o atual campeão em 1 a 1 nesta quarta-feira no Estádio Santiago Bernabéu, pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol.

Kepa, de 23 anos, foi alvo do Real na última janela de transferências, mas o próprio clube madrilenho desistiu da negociação. À época, o técnico Zinedine Zidane afirmou preferir que os reforços cheguem no meio do ano.

Foi a primeira vez desde a temporada 2004-2005 que a equipe basca deixou o gramado do Bernabéu sem ter sido derrotada em duelos válidos por 'La Liga'. Na ocasião, obteve um triunfo por 2 a 0.

Apesar do tropeço em casa, o time dirigido por Zidane ainda é terceiro colocado, agora com 68 pontos, três a mais que o Valencia, que também nesta quarta foi surpreendido pelo Getafe, perdendo por 2 a 1, e parou em quarto, com 65.

Para o Bilbao, embora tenha representado a quebra de uma escrita negativa, o resultado significa uma distância ainda maior para a próxima Liga Europa. Os visitantes têm 40 pontos, 11 a menos que o Villarreal, que fecha a zona de classificação, e com apenas 15 a serem disputados.

O Real começou pressionando e chegou a acertar o travessão, em cabeceio de Cristiano Ronaldo, mas quem fez 1 a 0 foi o Athletic. Córdoba aproveitou um buraco na defesa e acionou Williams, que ficou cara a cara e finalizou na saída de Navas.

Os donos da casa intensificaram o domínio territorial, mas foi para o intervalo perdendo. Na principal chance até então, Asensio fez linda jogada individual pela esquerda, invadiu a área e bateu por baixo para grande intervenção de Kepa.

Na etapa final, Marcelo, em finalização de Córdoba, e o travessão, num arremate de Raúl García, salvaram o Real, que, por sua vez, continuava esbarrando no goleiro adversário.

Até que nos instantes finais da partida, aos 42 minutos, Modric arriscou de fora da área, Cristiano Ronaldo desviou e mandou para a rede, indo a 24 gols nesta edição do Espanhol.

O Valencia se distanciou do Real com um revés no Mestalla enfrentando o Getafe, oitavo colocado, que abriu 2 a 0 graças a dois gols de Rémy. Rodrigo descontou. Já o Eibar superou o Espanyol com um triunfo por 1 a 0 no Cornellá-El Prat.