Topo

Toluca quer confirmar liderança da 1ª fase em jogo que pode definir rebaixado

19/04/2018 17h17

Cidade do México, 19 abr (EFE).- O Toluca, que lidera a primeira fase do Torneio Clausura do Campeonato Mexicano com quatro pontos de vantagem e já tem vaga garantida nas quartas de final, quer confirmar no próximo domingo, em casa, a classificação em primeiro lugar, mas para isso terá de bater o Veracruz, que tem a chance de confirmar a permanência na elite.

A duas rodadas do fim da fase inicial, os 'Diablos Rojos' somam 23 pontos, contra 19 do segundo colocado, o Santos Laguna, que chegaram a figurar no topo, mas vêm de duas derrotas nas últimas três partidas.

O Toluca vem em uma sequência de oito vitórias pelo Clausura, a última delas sobre o Morelia por 1 a 0 no último sábado, no estádio Morelos. Apesar da posição privilegiada na tabela, o técnico Hernán Cristante garantiu que seus jogadores não irão se acomodar antes dos playoffs.

"Continuamos em uma inércia, com a mesma vontade. O fato de estarmos nesse lugar privilegiado não nos acomodou e não mexeu na motivação do grupo. Pelo contrário, (os jogadores) querem ir além, e isso é importante. Estou tranquilo, e temos que continuar no mesmo ritmo", declarou o treinador argentino em entrevista coletiva.

O Veracruz, por sua vez, é penúltimo colocado na tabela de coeficientes dos últimos três anos, que define o único rebaixado para a segunda divisão. Para se garantir na elite com um jogo de antecipação, o time do volante Alan Santos, ex-Coritiba, e do atacante Neto Berola precisará bater o Toluca no estádio Nemesio Díez e torcer para que o Lobos BUAP no máximo empate com o Monterrey como visitante.

Ao mesmo tempo, os 'Tiburones' ainda têm uma pontinha de esperança se colocar entre os oito para irem às quartas. A diferença para o atual oitavo, o Pachuca, é de três pontos (21 a 18), mas há entre eles dois concorrentes, Necaxa e Pumas, com 20 pontos cada.

No outro jogo do domingo, no estádio Corona, o vice-líder Santos Laguna enfrentará justamente o Pumas, equipe de campanha peculiar no Clausura. A equipe comandada por David Patiño ocupou a primeira posição na parte inicial do torneio, mas viveu uma sequência de oito partidas sem vencer, quebrada na semana passada com um 4 a 2 sobre o Puebla, e ainda sonha passar de fase.

O América, que vem em terceiro, com 26 pontos, abrirá a 16ª rodada medindo forças justamente com o Puebla, 13º, nesta sexta, no Azteca. No mesmo dia, haverá o clássico de Guadalajara e Chivas, time com moral elevado depois de ter batido o Toronto FC por 2 a 1 no Canadá, no primeiro confronto pela Liga dos Campeões da Concacaf. A volta está marcada para a próxima terça-feira, no estádio Akron (antigo Omnilife).

Também com 26 pontos, mas saldo pior que o do América, o quarto colocado Tigres visitará o Necaxa, campeão da Copa MX, no próximo sábado.



Programação da 16ª e penúltima rodada do Torneio Clausura mexicano:.



Sexta-feira.

Puebla - América.

Atlas - Chivas Guadalajara.

Sábado.

Cruz Azul - Morélia.

Querétaro - Pachuca.

Monterrey - Lobos BUAP.

León - Tijuana.

Necaxa - Tigres.

Domingo.

Toluca - Veracruz.

Santos Laguna - Pumas.