Topo

Líder do Italiano, Juventus recebe Napoli em "final antecipada"

20/04/2018 15h59

Roma, 20 abr (EFE).- A Juventus recebe o Napoli neste domingo, em Turim, para um jogo considerado como uma "final antecipada" do Campeonato Italiano, já que o resultado pode praticamente decretar quem ficará com o título do torneio no fim da temporada.

O empate da 'Velha Senhora' na última rodada contra o Crotone, por 1 a 1, e o triunfo do Napoli sobre a Udinese, por 4 a 2, deixaram as equipes separadas por quatro pontos antes do clássico.

Sem levantar o título do Italiano desde 1990, quando era liderado em campo por ninguém menos que o craque argentino Diego Maradona, o Napoli precisa vencer o rival em pleno Juventus Stadium para manter vivo o sonho de reconquistar o país mais uma vez. Uma derrota, por sua vez, deixa a Juventus com a mão na taça.

Os números, no entanto, são bastante desfavoráveis. O Napoli não vence a 'Velha Senhora' fora de casa há nove anos. A última e única vitória em Turim ocorreu em 2009, por 3 a 2. No novo estádio da Juventus, inaugurado em 2011, o retrospecto é ainda pior. Os anfitriões venceram todos os seis jogos de Italiano lá disputados.

Um trunfo que o Napoli poderá explorar é o momento na temporada. Fora a aproximação proporcionada pelos resultados da última rodada, os comandados da Maurizio Sarri podem explorar a dura eliminação sofrida pela Juventus contra o Real Madrid na Liga dos Campeões.

Para o jogo mais do que decisivo, os dois técnicos devem fazer mudanças nos times. Pelo lado da Juventus, Massimiliano Allegri deve escalar Howedes na vaga de Lichtsteiner na lateral-direita e pode dar descanso para Paulo Dybala, colocando Mario Mandzukic ao lado de Gonzalo Higuaín e Douglas Costa no ataque.

O meia-atacante brasileiro, inclusive, é uma das principais apostas dos 'bianconeri' para o jogo. De olho em uma vaga na seleção de Tite na Rússia, Douglas Costa deu assistência para os últimos quatro gols marcados pela Juventus.

Já Sarri terá a volta de Kalidou Koulibaly no miolo da zaga. A única dúvida é no ataque. Dries Mertens deve ser o escolhido pelo técnico para a equipe titular, levando a melhor na disputa sobre Arkadiusz Milik.

Faltando cinco rodadas para o fim da competição, o Italiano ainda registra uma intensa briga pela terceira e quarta posições, que dão vaga na próxima Liga dos Campeões, com três equipes envolvidas. Roma e Lazio estão empatadas em 64 pontos. A Inter de Milão, quinto colocada, vem logo atrás, com um ponto a menos.

Os três rivais tem duelos teoricamente fáceis. A Roma visita o Spal, a Inter viaja para pegar o Chievo, e a Lazio recebe a Sampdoria no Estádio Olímpico. Os dois primeiros lutam contra o rebaixamento. O último quer uma vaga na Liga Europa.

A rodada também deve definir o primeiro rebaixamento da temporada. O Benevento pode voltar à segunda divisão se perder para o Milan, no sábado, no Estádio San Siro.

O Benevento conquistou apenas 14 pontos na temporada. Caso seja batido pelo Milan, será a 28º derrota da equipe no torneio, o que igualaria o recorde negativo do Pescara na temporada 2012/2013.



Programação da 34ª rodada do Campeonato Italiano:.

Sábado.

Spal - Roma.

Sassuolo - Fiorentina.

Milan - Benevento.

Domingo.

Cagliari - Bologna.

Atalanta - Torino.

Chievo - Inter de Milão.

Lazio - Sampdoria.

Udinese - Crotone.

Juventus - Napoli.

Segunda-feira.

Genoa - Verona.