Topo

Arsenal busca vaga na final da Liga Europa por despedida a altura para Wenger

25/04/2018 13h04

Londres/Madri, 24 abr (EFE).- Sem chances de conquistas no Campeonato Inglês, na Copa da Inglaterra e na Copa da Liga Inglesa, o Arsenal mira uma vaga na final da Liga Europa para que o técnico Arsene Wenger tenha uma despedida digna, mas para isso precisará eliminar o Atlético de Madrid.

Os dois times disputarão jogo de ida nesta quinta-feira, no Emirates Stadium, e voltarão a se enfrentar sete dias depois no Wanda Metropolitano. Quem passar estará na decisão do dia 16 de maio, em Lyon, para encarar Olympique de Marselha ou Red Bull Salzburg.

Na sexta-feira passada, os 'Gunners' anunciaram que Wenger deixará o clube após 22 anos. Nesse período, o treinador francês conquistou três títulos do Campeonato Inglês, um deles de forma invicta, e sete da Copa da Inglaterra, mas não obteve um troféu internacional sequer, ao menos até agora.

A última vez em que o Arsenal foi campeão continental foi em 1994, na Recopa Europeia, 12 anos antes de ter sido vice da Liga dos Campeões, já sob o comando de Wenger, com uma derrota para o Barcelona. Antes disso, em 1970, a equipe londrina faturou a Taça das Feiras, uma das precursoras da Liga Europa, embora não seja reconhecida assim pela Uefa.

Um título ainda serviria para recuperar a imagem vencedora do técnico, bastante criticado nas últimas temporadas, e para levar a equipe londrina de volta à 'Champions'. Via Campeonato Inglês, obter a vaga é praticamente impossível, já que a distância para o quarto colocado, o Tottenham, é de 11 pontos, com 12 em disputa.

Wenger não poderá contar com dois dos seus reforços chegados em janeiro, o meia-atacante Mkhitaryan, machucado, e o atacante Aubameyang, que não pôde ser inscrito. O volante Elneny, que sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo no último domingo, na vitória sobre o West Ham, está fora do restante da temporada e é dúvida inclusive para a seleção egípcia na Copa do Mundo.

Por outro lado, estarão à disposição o goleiro Cech, o lateral-esquerdo Kolasinac e os meio-campistas Wilshere e Özil, desfalques no fim de semana por problemas físicos.

Já o Atlético de Madrid quer o tricampeonato, depois de ter sido o vencedor da primeira edição da Liga Europa no formato atual, na temporada 2009-2010, e ter dado a volta olímpica também em 2012.

A principal dúvida do técnico Diego Simeone é a presença ou não do atacante Diego Costa. O brasileiro naturalizado espanhol tem um problema muscular na coxa esquerda e não participou das três últimas partidas dos 'Colchoneros'. Gameiro seria o substituto novamente.

Além disso, os dois laterais titulares, Juanfran pela direita e Filipe Luis pela esquerda, estão no departamento médico. Vrsaljko e Lucas Hernández começarão jogando.



Prováveis escalações:.

Arsenal: Cech (ou Ospina); Bellerín, Mustafi, Koscielny e Monreal; Xhaka, Ramsey e Wilshere; Özil, Welbeck e Lacazette. Técnico: Arsene Wenger.

Atlético de Madrid: Oblak; Vrsaljko, Giménez, Godín e Vázquez;, Thomas, Saúl, Koke e Correa (ou Gabi); Griezmann e Gameiro (ou Diego Costa). Técnico: Diego Simeone.

Árbitro: Clément Turpin (França), auxiliado pelos compatriotas Nicolas Danos e Cyril Gringore.

Estádio: Emirates Stadium, em Londres.