Topo

Fifa bane para sempre do futebol Marco Polo Del Nero, ex-presidente da CBF

27/04/2018 10h59

Madri, 27 abr (EFE).- A Câmara de Resolução da Comissão de Ética independente da Fifa resolveu banir para o resto da vida Marco Polo Del Nero, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que estava suspenso provisoriamente por descumprir a legislação da organização.

Além do banimento para exercer qualquer atividade relacionada com o futebol nos âmbitos nacional e internacional, Del Nero terá que pagar uma multa de 1 milhão de francos suíços, segundo informou a Fifa em comunicado.

O ex-presidente da CBF foi suspenso de forma provisória em 15 de dezembro do ano passado como consequência da investigação que a Fifa iniciou em novembro de 2015 pela suposta atividade irregular de Del Nero, que, pelo cargo que ostentava, se beneficiou da venda dos direitos de várias competições como a Copa América, a Taça Libertadores e a Copa do Brasil.

Segundo a Comissão de Ética da Fifa, Del Nero descumpriu os artigos relativos a corrupção (21), oferecimento e aceitação de presentes e outros benefícios (20), conflito de interesses (19), lealdade (15) e normas gerais de conduta (13) do Código de Ética da organização.

Del Nero apoiou no último dia 17 Rogério Caboclo, chefe do Comitê Organizador da Copa América que acontecerá no Brasil em 2019, nas eleições à presidência da CBF para um mandato de quatro anos, nas quais Caboclo concorreu como candidato único e com o apoio de todas as federações e da maioria dos clubes do país.