Topo

Fórmula 1

Sem danos por terremoto, circuito mexicano ganha aval para receber a F-1

Clive Mason/Getty Images
Imagem: Clive Mason/Getty Images

Da EFE, na Cidade do México

08/05/2018 18h21

O Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, que em 2015 voltou a sediar um Grande Prêmio de Fórmula 1 após 23 anos, passou nesta terça-feira por vistoria que não constatou danos decorrentes do violento terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter ocorrido na capital mexicana em setembro do ano passado.

"As condições do solo no México se modificam, mudam e rompem. Nós demos garantia de dois anos, e no terceiro seria necessária uma manutenção. Por sorte, estamos entrando no quarto ano e tudo está funcionando bem. Até ao terremoto (o autódromo) sobreviveu", disse o engenheiro alemão Christian Epp, encarregado da remodelação do local.

O terremoto de 19 de setembro do 2017 não afetou a pista. No entanto, o engenheiro alemão explicou que, em situações assim, não há estrutura que garanta o bom estado do traçado. Nesta terça, o engenheiro realizou um percurso pelo circuito de 4,3 km de extensão, que em 28 de outubro sediará a 19ª etapa do Mundial de Fórmula 1.

Desde a sua construção em 1959, até o momento, a pista do Autódromo Hermanos Rodríguez já teve mais de 40 configurações diferentes para poder receber corridas internacionais como da Champ Car, da Nascar Series e 18 provas de F-1, que exigiu a reforma mais recente, em 2014.

Desde a volta ao calendário da principal categoria do automobilismo, o México ganhou nesses três anos o reconhecimento como o melhor evento do calendário. "É muito raro de acontecer. Isso se deve apenas à experiência fantástica vivida pelo espectador", analisou Epp.

Fórmula 1