Topo

Borja faz 3, Palmeiras vence Junior e garante 1º lugar geral da Libertadores

16/05/2018 23h35

São Paulo, 16 mai (EFE).- O Palmeiras venceu nesta quarta-feira o Junior Barranquilla por 3 a 1, no Allianz Parque, graças a show do colombiano Miguel Borja, que marcou três vezes, e garantiu assim a liderança geral da fase de grupos da Taça Libertadores, que o permitirá decidir em casa todas as eliminatórias que disputar nesta edição do torneio.

O camisa 9 do time paulista balançou as redes na etapa complementar, aos 7, aos 15 e aos 24, no primeiro 'hat-trick' com a camisa verde e branca. O também atacante colombiano Téo Gutiérrez, da equipe visitante, descontou.

O polêmico jogador teve oportunidade de marcar em cobrança de pênalti, quando o placar marcava 1 a 0 para o Palmeiras. O goleiro Fernando Prass, um dos nove reservas escalados por Roger Machado hoje, defendeu a penalidade.

Com o resultado, o Verdão chegou aos 16 pontos e não pode ter campanha igualada por qualquer outra equipe na fase de grupos da Libertadores. Assim, terá direito de fazer a segunda partida como mandante, em todas as eliminatórias que se classificar.

O Junior Barranquilla, por sua vez, se despede desta edição do torneio ao terminar na terceira posição, já que foi ultrapassado pelo Boca Juniors, que goleou o Alianza Lima por 5 a 0. A equipe colombiana, dessa forma, passará a disputar o restante da Copa Sul-Americana.

Para o jogo desta quarta-feira, o Palmeiras entrou em campo com apenas dois titulares, Dudu, que está suspenso no Campeonato Brasileiro e não enfrentará o Bahia, no sábado, além do colombiano Borja. A grande novidade foi a estreia do zagueiro Emerson Santos como titular.

Logo aos 8 minutos, o time paulista levou um susto, quando Fernando Prass saiu errado e entregou a bola para Chará, que passou para Barrera. O meia serviu Teo Gutiérrez, que tentou o encobrir o goleiro alviverde, que se recuperou, fazendo defesa segura.

Aos poucos, o Palmeiras se reorganizou e ficou perto de marcar aos 13, com Dudu, que perdeu frente a frente com Viera. Aos 28, após tabelar com Guerra, Borja recebeu e tocou na saída do goleiro uruguaio, mas errou o alvo e tocou por cima.

Nos instantes finais do primeiro tempo, o Verdão só não ficou atrás do placar devido duas ótimas intervenções de Fernando Prass, que pegou bem as conclusões de Téo Gutiérrez e Murillo. Aos 43, Guerra respondeu, parando em boa defesa de Viera.

No princípio do segundo tempo, aos 7, o Palmeiras se aproveitou bem de falha do goleiro uruguaio, em cruzamento da direita de Mayke, Borja apareceu bem na área e bateu, contando com desvio nos zagueiros para estufar as redes e abrir o marcador.

Logo depois, no entanto, o árbitro paraguaio Enrique Cáceres marcou pênalti de Luan em Teo Gutiérrez. Barrera cobrou e parou em defesa de Fernando Prass, que vibrou muito com o lance.

De olho em não dar chance ao azar, o Palmeiras conseguiu ampliar aos 15, quando Willian recebeu após chutão de Prass e serviu Borja, que ficou frente a frente com Viera e mostrou frieza, para dar leve toque por cima do goleiro e fazer o segundo.

O Junior Barranquilla deu susto ao conseguiu descontar aos 21 minutos, quando Chará cruzou e achou Téo Gutiérrez, em posição duvidosa, tocar para o fundo das redes.

A reação do time colombiano foi interrompida já aos 24 da etapa final, quando Guerra cobrou falta na área, a zaga cortou mal e deu a bola nos pés de Borja, que mostrou tranquilidade para estufar as redes pela terceira vez no jogo.

O placar definido e o adversário já sem forças para reagir, pois só a virada valeria classificação às oitavas, o Palmeiras só controlou o jogo nos instantes finais e aguardou o apito final para comemorar a primeira colocação geral.



Ficha técnica:.

Palmeiras: Fernando Prass; Mayke, Luan, Emerson Santos e Victor Luís; Thiago Santos, Tchê Tchê (Bruno Henrique) e Guerra (Deyverson); Willian, Dudu e Borja (Hyoran). Técnico: Roger Machado.

Junior Barranquilla: Viera; Piedrahita, Ávila, Arias e Murillo (Pérez); Cantillo, Pico, Chará (Ruiz) e Barrera; González (Díaz) e Gutiérrez. Técnico: Julio Comesaña.

Árbitro: Enrique Cáceres (Paraguai), auxiliado pelos compatriotas Eduardo Cardozo e Juan Zorrilla.

Gols: Borja (3) (Palmeiras); e Gutiérrez (Junior Barranquilla).

Cartões amarelos: Piedrahita (Junior Barranquilla).

Estádio: Allianz Parque, em São Paulo.