Topo

Grêmio marca nos acréscimos, confirma classificação e recupera liderança

16/05/2018 00h02

(Corrige lead e dois primeiros parágrafos).

Maturín (Venezuela), 15 mai (EFE).- Mesmo precisando apenas do empate para se garantir nas oitavas de final devido à vitória do Cerro Porteño sobre o Defensor, em partida disputada mais cedo no Uruguai, o Grêmio foi além e se manteve na liderança do grupo 1 da Taça Libertadores ao vencer o Monagas por 2 a 1 fora de casa nesta terça-feira.

A bola nem tinha rolado no Estádio Monumental de Maturín, na Venezuela, e o Tricolor já estava perto de comemorar a vaga entre os 16 melhores. Entretanto, o atual campeão não esmoreceu, teve boa atuação mesmo atuando com time misto e venceu graças um gol de pênalti marcado por Jailson aos 51 minutos do segundo tempo. Ramiro fizera 1 a 0 para o time dirigido por Renato Gaúcho, e Kannemann, contra, havia deixado tudo igual.

O resultado recolocou o Imortal na ponta da tabela, com 11 pontos, um a mais que o Cerro Porteño, que havia chegado ao topo com o resultado obtido em território uruguaio. Com isso, uma vitória na última rodada, na quarta-feira da semana que vem, garantirá a liderança.

O Defensor é terceiro colocado, com quatro, e o Monagas segura a lanterna com apenas três. Na última rodada, em 23 de maio, os dois times disputarão uma vaga na Copa Sul-Americana visitando Grêmio e Cerro, respectivamente.

Com a classificação já encaminhada, o técnico Renato Gaúcho optou por levar a Maturín apenas cinco titulares, incluindo o zagueiro Pedro Geromel, convocado nesta segunda-feira pela seleção brasileira para a Copa do Mundo. Os outros foram o goleiro Marcelo Grohe, preterido por Tite, o zagueiro Kannemann, o lateral-esquerdo Bruno Cortez e o meia Ramiro.

O Monagas teve três alterações em relação à partida anterior pela Libertadores, em 25 de abril, em que bateu o Defensor por 1 a 0. Baroja ganhou a posição de Caraballo no gol, o zagueiro Lencinas e o meia-atacante Rojas foram desfalques e deram lugar a Chacón e Agnel Flores, respectivamente.

O Tricolor poderia ter aberto o placar logo aos seis minutos de partidas, em escapada de Madson pela direita. O lateral foi lançado por Ramiro e cruzou na medida para Alisson, que pegou mal na bola e encobriu a meta.

A participação de Alisson no jogo foi curta. Pouco depois, aos dez, o meia-atacante sentiu a parte posterior da coxa esquerda e precisou deixar o jogo. Maicosuel entrou.

Apesar de ter maior posse de bola, o Grêmio encontrava dificuldade para se infiltrar na defesa do Monagas. Aos 18 minutos, Michel limpou a marcação e deu para Thonny Anderson, o jovem atacante preparou e Maicosuel finalizou com desvio. Mais tarde, aos 25, o 'Mago' retribuiu e passou para o camisa 27, que chutou à direita do alvo.

Quem esteve mais perto de ir para o intervalo vencendo foi mesmo o atual campeão. Aos 32, Ramiro recebeu de Michel pela direita e foi derrubado. Cícero cobrou a falta com categoria e acertou a trave. No rebote, Maicosuel mandou longe do alvo.

Porém, o Monagas esteve perto de fazer valer a máxima "quem não faz, leva" e ir para o vestiário em vantagem. Após confusão na área gremista, Romero driblou Kannemann e concluiu buscando o cantinho, mas Marcelo Grohe se esticou todo e espalmou.

O segundo tempo começou pegado e foram mostrados os primeiros cartões amarelos, para Madson, do Grêmio, e García, dos donos da casa. Um ataque perigoso foi acontecer apenas aos 11, quando Ramiro levantou e Cícero cabeceou no canto, mas Baroja defendeu. Na sequência, aos 19, o meia arriscou de longe e exigiu grande intervenção do goleiro venezuelano.

Quatro minutos depois, porém, o arqueiro dos donos da casa falhou feio, e o tricampeão continental fez 1 a 0. Ramiro desceu com liberdade pela direita e arriscou, a bola não ganhou muita força, mas, com contribuição de Baroja, entrou no cantinho.

Pouco exigido durante boa parte da partida, Marcelo Grohe foi bem quando necessário. Aos 35, Reyes encontrou espaço pela esquerda e fez o chuveirinho, Cádiz apareceu com espaço na pequena área e desviou, mas o goleiro evitou o empate.

O erro que poderia ter tirado o Grêmio da liderança aconteceu aos 46 minutos. Luis González deixou Ramiro para trás na esquerda e cruzou por baixo, Kannemman tentou cortar e acabou marcando contra, deixando tudo igual.

Mas aos 51 veio o gol salvador para os visitantes. Cortez levantou para a área, Cícero ajeitou com o peito e foi derrubado por Trejo. A arbitragem marcou pênalti, que Jailson converteu para selar o triunfo do Imortal.



Ficha técnica:.

Monagas: Baroja; Romero, Trejo, Chacón (Palacios) e Óscar González; García, Agnel Flores e Suárez; Luis González, Cádiz e Christian Flores (Reyes). Técnico: Jhonny Ferreira.

Grêmio: Marcelo Grohe; Madson (Lima), Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Michel, Ramiro, Cícero e Alisson (Maicosuel); Thonny Anderson (Thaciano). Técnico: Renato Gaúcho.

Árbitro: Fernando Rapallini (Argentina), auxiliado pelos compatriotas Gustavo Rossi e Crisitan Navarro.

Cartões amarelos: García, Christian Flores e Óscar González (Monagas); Madson (Grêmio).

Gols: Kannemann (contra (Monagas); Ramiro e Jailson (Grêmio).

Estádio Monumental de Maturín (Venezuela).