Topo

Desportivo Aves conquista Taça de Portugal e amplia crise do Sporting

20/05/2018 16h11

Oeiras (Portugal), 20 mai (EFE).- O modesto Desportivo Aves surpreendeu neste domingo o Sporting, ao vencer duelo por 2 a 1 e conquistar pela primeira vez na história a Taça de Portugal, resultado que deve piorar o já tenso ambiente nos bastidores do clube lisboeta.

O grande algoz dos Leões foi, justamente, um jogador revelado na base da equipe, o atacante português Alexandre Guedes, que balançou as redes aos 16 minutos do primeiro tempo, e aos 27 do segundo. O camisa 7 chegou em 2007 ao Alvalade, com 13 anos e nunca teve oportunidade no time principal.

O Sporting tentou reagir e descontou aos 40 da etapa complementar, graças a gol do atacante colombiano Fredy Montero, que havia saído do banco de reservas no intervalo. Os comandados pelo português Jorge Jesus, no entanto, não foram além disso.

Este foi o primeiro grande título do Desportivo Aves, que retornou à elite portuguesa neste ano, após 11 anos. A equipe, 13ª colocada no campeonato nacional, assim, disputará na próxima temporada a Liga Europa.

O time que disputou a final teve entre os titulares o lateral-direito Rodrigo Soares, o zagueiro Diego Galo, e os atacantes Amilton Silva e Nildo Petrolina, todos, praticamente, desconhecidos no Brasil. Do banco, saíram o zagueiro Jorge Fellipe e o meia Cláudio Falcão.

O Sporting, por sua vez, deverá seguir vivendo dias conturbados, já que foi derrotado uma semana após cair diante o Marítimo e ser ultrapassado pelo arquirrival Benfica no Campeonato Português. Ao terminar em terceiro, a equipe não conseguiu vaga na Liga dos Campeões e, também participará da Liga Europa.

Na terça-feira, cerca de 40 integrantes de torcidas organizadas invadiram o centro de treinamento do clube em Alcochete, nas proximidades de Lisboa, e agrediram o técnico Jorge Jesus e vários jogadores. Os integrantes do elenco, inclusive, chegaram cogitar não disputar a decisão de hoje.