Topo

Márquez sobra em Le Mans, vence GP da França e dispara na liderança

20/05/2018 12h41

Le Mans (França), 20 mai (EFE).- O espanhol Marc Márquez, da Honda, dominou completamente o Grande Prêmio da França de MotoGP, disputado neste domingo no circuito de Le Mans, cruzou a linha de chegada em primeiro e disparou de vez na liderança do Campeonato Mundial, com quase o dobro dos pontos do concorrente mais próximo.

Depois de largar na segunda colocação, atrás do francês Johann Zarco, da Tech 3 Yamaha, justamente, o vice-líder da temporada, o dono da moto 93 largou com cautela, enquanto o espanhol Jorge Lorenzo, da Ducati, pulou para a ponta.

Na nona volta, Márquez partiu para o ataque ao compatriota, fez ultrapassagem e assumiu a ponta, que não largaria mais até a bandeirada final. Esta foi a terceira vitória consecutiva de Márquez, que chegou a 95 pontos.

Zarco, que chegou a lutar pela ponta, sofreu queda pouco antes do líder assumir a ponta e teve que abandonar a prova. Com isso, o espanhol Maverick Viñales, da Yamaha, assumiu a vice-liderança da classificação, com 59 pontos, ao cruzar a linha de chegada em sétimo.

A segunda colocação do Grande Prêmio da França ficou com italiano Danilo Petrucci, da Pramac Ducati. O pódio foi completado pelo veterano italiano Valentino Rossi, da Yamaha.

Fora do pódio, na ordem, ficaram o australiano Jack Miller, da Pramac Ducati, em quarto, seguido pelo espanhol Dani Pedrosa, da Honda, e por Lorenzo, que perdeu rendimento depois de trocar os pneus.

O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, da Marc VDS Honda, terminou na 13ª colocação, alcançando pela quarta vez na zona de pontuação nesta temporada.

Na Moto2, o italiano Francesco Bagnaia, da VR46 Kalex, venceu de ponta a ponta e aumentou a vantagem na lideraça da competição, com 98, contra 73 do português Miguel Oliveira, da Red Bull KTM Ajo, que foi apenas o sexto colocado.

Na etapa de hoje, o pódio foi completado pelos espanhóis Álex Márquez e Joan Mir, ambos da Marc VDS Kalex, que chegaram em segundo e terceiro, respectivamente. O brasileiro Eric Granado, da Forward Suter, sofreu queda ainda nas primeiras voltas e abandonou.

Já na Moto3, a vitória acabou com o espanhol Albert Arenas, da Ángel Nieto KTM, depois de punição ao italiano Fabio Di Giannantonio, da Gresini Honda, que cruzou a linha de chegada na frente, mas acabou sendo desqualificado.

O vice-líder da temporada recebeu sanção por cortar uma chicane, após queda do espanhol Jorge Martín, também da Gresini Honda, e do italiano Marco Bezzecchi, da Prüstel KTM. O italiano Andrea Migno, da Ángel Nieto KTM, chegou em segundo, e o espanhol Marcos Ramírez, da Worldwide KTM, em terceiro.