Topo

Barcelona terá pré-temporada intensa de negociações para equilibrar equipe

21/05/2018 13h44

Barcelona, 21 mai (EFE).- Depois de ter feito o chamado 'doblete' nesta temporada com os títulos do Campeonato Espanhol e a Copa do Rei, o Barcelona deve fazer uma intensa movimentação no mercado de transferências durante o período de pré-temporada, com destaque para as prováveis contratações do volante Arthur, do Grêmio e do atacante Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid.

No caso de Griezmann, o Barça tem que decidir se pagará a multa de 200 milhões de euros, que cairá para 100 milhões a partir do dia 1º de julho, ou se negociará diretamente com os 'Colchoneros'.

A saída de Andrés Iniesta poderia antecipar a chegada de Arthur, prevista para janeiro de 2019, para reforçar o meio-campo. Em março de 2017, o clube catalão negociou o volante com o Grêmio por 30 milhões de euros e com o acordo de que o brasileiro continuaria no time gaúcho até o fim do ano.

A defesa é outro setor que também pode precisar de reforços. Os problemas físicos do belga Thomas Vermaelen e a inexperiência no futebol europeu do colombiano Yerry Mina fazem necessária a contratação de um substituto mais consistente para Gerard Piqué e Samuel Umtiti.

O nome mais cotado para a posição é o do zagueiro francês Clement Lenglet, de 22 anos, do Sevilla. O diretor de futebol do Barcelona, Robert Fernández, esteve observando o jogador na última partida entre Sevilla e Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol. O defensor tem uma cláusula de rescisão de 35 milhões de euros.

Além da saída de Iniesta, que encerrou um período de 22 anos no Barcelona para se aventurar no futebol asiático, o clube catalão deverá abrir mão dos também meias André Gomés e Denis Suárez e do atacante Paco Alcácer.

Por outro lado, o Barça tentará manter dois jogadores fundamentais na sua equipe titular: o zagueiro Samuel Umtiti e o volante Sergio Busquets. Os dois querem negociar melhorias em seus contratos.

O técnico Ernesto Valverde estuda ainda a ascensão de alguns jogadores do Barcelona B, para a equipe principal. Há algumas semanas, o treinador confirmou que o meia Carles Aleñá, de 20 anos, deve ser aproveitado no time principal e levantou a possibilidade de mais dois meias subirem: Oriol Busquets, de 19 anos, que ainda se recupera de uma lesão no joelho, e Riqui Puig, de 18, que ainda é dúvida para a próxima temporada no clube da segunda divisão.

Se realmente Griezmann se transferir para o time 'blaugrana', Valverde terá que administrar o excesso de atacantes, pois, além do francês, a equipe catalã contaria com Lionel Messi, Luis Suárez, Philippe Coutinho e Dembélé.