Pneus hipermacios estreiam na F-1 no GP de Mônaco
Madri, 21 mai (EFE).- O Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, que acontecerá no próximo fim de semana, será marcado pela estreia dos pneus hipermacios, de cor rosa, nova categoria criada dois anos após o surgimento dos arroxeados ultramacios.
Os dois compostos se juntarão aos supermacios, de cor vermelha, como as opções de pneus disponibilizadas pela Pirelli para o circuito mais tradicional da categoria e foram escolhidas com o objetivo de dar mais opções de estratégias para as equipes.
Até agora, os pneus hipermacios só haviam sido utilizados em testes nas pistas de Abu Dhabi e Barcelona, com tempos quase um segundo mais rápidos em relação aos ultramacios, informou a fabricante.
A pista de rua do principado tem o traçado ideal para os compostos mais macios, já que é a que impõe menos desgaste aos pneus, mas que também exige um nível elevado de aderência. A prova geralmente é marcada pela importância do treino de classificação, pois é um circuito que não permite muitas ultrapassagens, e pela alta probabilidade da intervenção do carro de segurança, que costuma alterar o rumo das corridas.
O diretor de competição da Pirelli, Mario Isola, comentou sobre a expectativa da utilização dos hipermacios pela primeira vez no ano. "É um pneu de corrida e não apenas de classificação. Desta forma, será interessante ver como se adaptará às exigências únicas de Mônaco e o efeito que terá nas estratégias. Será especialmente importante compilar todos os dados possíveis nos treinos livres. Os pilotos selecionaram entre 8 e 11 jogos de hipermacios cada um, portanto este composto será muito utilizado no fim de semana, caso não chova, claro", declarou.
Os dois compostos se juntarão aos supermacios, de cor vermelha, como as opções de pneus disponibilizadas pela Pirelli para o circuito mais tradicional da categoria e foram escolhidas com o objetivo de dar mais opções de estratégias para as equipes.
Até agora, os pneus hipermacios só haviam sido utilizados em testes nas pistas de Abu Dhabi e Barcelona, com tempos quase um segundo mais rápidos em relação aos ultramacios, informou a fabricante.
A pista de rua do principado tem o traçado ideal para os compostos mais macios, já que é a que impõe menos desgaste aos pneus, mas que também exige um nível elevado de aderência. A prova geralmente é marcada pela importância do treino de classificação, pois é um circuito que não permite muitas ultrapassagens, e pela alta probabilidade da intervenção do carro de segurança, que costuma alterar o rumo das corridas.
O diretor de competição da Pirelli, Mario Isola, comentou sobre a expectativa da utilização dos hipermacios pela primeira vez no ano. "É um pneu de corrida e não apenas de classificação. Desta forma, será interessante ver como se adaptará às exigências únicas de Mônaco e o efeito que terá nas estratégias. Será especialmente importante compilar todos os dados possíveis nos treinos livres. Os pilotos selecionaram entre 8 e 11 jogos de hipermacios cada um, portanto este composto será muito utilizado no fim de semana, caso não chova, claro", declarou.
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