Topo

Pneus hipermacios estreiam na F-1 no GP de Mônaco

21/05/2018 15h05

Madri, 21 mai (EFE).- O Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, que acontecerá no próximo fim de semana, será marcado pela estreia dos pneus hipermacios, de cor rosa, nova categoria criada dois anos após o surgimento dos arroxeados ultramacios.

Os dois compostos se juntarão aos supermacios, de cor vermelha, como as opções de pneus disponibilizadas pela Pirelli para o circuito mais tradicional da categoria e foram escolhidas com o objetivo de dar mais opções de estratégias para as equipes.

Até agora, os pneus hipermacios só haviam sido utilizados em testes nas pistas de Abu Dhabi e Barcelona, com tempos quase um segundo mais rápidos em relação aos ultramacios, informou a fabricante.

A pista de rua do principado tem o traçado ideal para os compostos mais macios, já que é a que impõe menos desgaste aos pneus, mas que também exige um nível elevado de aderência. A prova geralmente é marcada pela importância do treino de classificação, pois é um circuito que não permite muitas ultrapassagens, e pela alta probabilidade da intervenção do carro de segurança, que costuma alterar o rumo das corridas.

O diretor de competição da Pirelli, Mario Isola, comentou sobre a expectativa da utilização dos hipermacios pela primeira vez no ano. "É um pneu de corrida e não apenas de classificação. Desta forma, será interessante ver como se adaptará às exigências únicas de Mônaco e o efeito que terá nas estratégias. Será especialmente importante compilar todos os dados possíveis nos treinos livres. Os pilotos selecionaram entre 8 e 11 jogos de hipermacios cada um, portanto este composto será muito utilizado no fim de semana, caso não chova, claro", declarou.