Topo

Falcao é condenado a pagar 9 milhões de euros de multa por fraude fiscal

23/05/2018 15h27

Madri, 23 mai (EFE).- O atacante Radamel Falcao, atualmente no Monaco, entrou em conformidade com o Ministério Público espanhol nesta quarta-feira e pagará 9 milhões de euros de multa por dois crimes de fraude fiscal cometidos em 2012 e 2013.

Fontes ligadas ao processo informaram à Agência Efe que a Audiência Provincial de Madri realizou hoje o julgamento do atacante colombiano por mera formalidade, depois que os advogados de Falcao chegaram a um acordo com o MP.

Dessa forma, o jogador aceitou uma condenação de 16 meses de multa a 100 euros diários por dois delitos que somam 96 mil euros, substitutiva da pena de prisão.

Segundo a denúncia do Ministério Público, apresentada em abril do ano passado, Falcao defraudou 5,66 milhões de euros em 2012 e 2013, quando jogava pelo Atlético de Madrid. O centroavante foi acusado de omitir dinheiro recebido tanto do clube quanto da seleção colombiana.

Segundo o MP, o jogador criou uma estrutura societária com o único fim de ocultar da Fazenda espanhola os valores oriundos de seus direitos de imagem de 2012 e 2013, o que também não foi apresentado na declaração de titularidade de bens no exterior.

As sociedades criadas por ele, a Business Tiger (com domicílio na Colômbia) e Fardey Overseas (nas Ilhas Virgens), obtiveram nos dois anos uma receita de 5.661.862 euros, que deveria ter sido tributada na Espanha, dado que durante todo o ano de 2013 Falcao manteve a sua residência fiscal em Pozuelo, perto de Madri.