Topo

Esporte

Iniesta é apresentado no Vissel Kobe e recebe elogios: "Influência global"

Toru Hanai/Reuters
Andres Iniesta é apresentado no Vissel Kobe Imagem: Toru Hanai/Reuters

24/05/2018 05h16Atualizada em 24/05/2018 10h53

O meia espanhol Andrés Iniesta assinou, nesta quinta-feira, o contrato com seu novo clube, o Vissel Kobe, do Japão, durante uma apresentação realizada em Tóquio, cercada de grande expectativa.

"Iniesta assina com o Vissel Kobe após sua carreira histórica com o Barcelona", disse o empresário japonês Hiroshi  Mikitani, dono do clube e presidente do gigante do comércio eletrônico Rakuten, patrocinadora da equipe catalã.

Mikitani elogiou a academia do Barça e a "liderança" de Iniesta, assim como os valores do jogador espanhol e sua "capacidade de influência global", que será "uma inspiração para o clube e para toda a liga e sociedade japonesa".

O magnata japonês acrescentou que a "metodologia" de La Masia e do próprio Iniesta se aplicarão na academia de jovens jogadores do clube japonês, que irá colaborará com o Barcelona.

A chegada de Iniesta, de 34 anos, tinha sido antecipada pela imprensa nipônica há duas semanas, e despertou uma enorme expectativa no país asiático, refletindo nos mais de 200 jornalistas japoneses que participaram da apresentação.

O jogador viajou para Tóquio após disputar no último domingo sua derradeira partida com a camisa do clube catalão, onde recebeu uma grande homenagem, se incorporaria ao seu novo clube depois de defender a Espanha na Copa do Mundo da Rússia, quando iniciará sua trajetória na Terra do Sol Nascente.

Mikitani, proprietário de uma das maiores fortunas do país asiático, foi o principal impulsor da operação graças a sua boa relação com o Barcelona.

A nova contratação do Vissel Kobe será apresentado também no estádio do seu novo clube do oeste de Japão, sábado, e então depois ele começará a treinar com o restante dos jogadores da seleção espanhola para a Copa da Rússia.

No Vissel Kobe, Iniesta terá a companhia do atacante alemão Lukas Podolski, campeão do mundo com sua seleção no último Mundial, disputado no Brasil, em 2014. A nova equipe do meia espanhol ocupa atualmente a sexta colocação do Campeonato Japonês.

Encantado com o Japão

Iniesta afirmou  que optou pelo Vissel Kobe pois o projeto "o encanta muito" e porque o Japão "é um país maravilhoso".
O meia começou sua conversa com os jornalistas com um "konnichiwa" ("boa tarde", em japonês) e a concluiu com um "arigato" ("obrigado").
"Tive a sorte de ter propostas distintas", disse Iniesta, agradecendo ao seu novo clube a "confiança e fé cega" que depositaram nele "como jogador e como pessoa para poder fazer crescer a equipe".
O agora ex-jogador do Barcelona ressaltou seu "respeito" pelo Japão, um país que gosta particularmente de "sua cultura e seu povo", e afirmou que ao lado da família, tentará se adaptar ao seu novo destino "o mais rápido possível".

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte