Topo

Ex-tenista Ilie Nastase é detido por dirigir embriagado

25/05/2018 10h00

Bucareste, 25 mai (EFE).- O ex-tenista romeno Ilie Nastase, antigo número 1 do mundo, foi detido na madrugada desta sexta-feira em Bucareste por supostamente conduzir um carro em "estado de embriaguez", segundo informou a imprensa local.

"Como se encontrava em um visível estado de embriaguez, foi soclicitado que fizesse um teste de alcoolemia e nesse momento se mostrou resistente, pronunciou insultos contra os agentes, motivo pelo qual foi detido e levado ao Instituto de Medicina Legal para a coleta de amostras biológicas", afirmou a polícia em comunicado.

Após horas na delegacia, Nastase recebeu permissão para sair, mas foi aberto um expediente por dirigir em estado de embriaguez e se negar a fazer os testes.

"Eles me perguntaram: 'Você bebeu?' Sim, três cervejas. 'Senhor Nastase, você esteve três horas lá (no restaurante), bebeu mais'. Disse que tinha comido durante essas três horas. Me incomodei porque não acreditaram em mim", contou Nastase à rede de televisão "Antena 3".

"Pediram para que eu soprasse o bafômetro, eu disse que não, que queria ir à delegacia e lá o faria. Não esperaram para irmos de maneira civilizada. Um (agente) me tirou do carro, me pôs com a cara sobre o asfalto, outro colocou as pernas sobre mim e me algemou. E disseram, agora vamos", relatou.

Nastase garantiu que em nenhum momento foi agressivo fisicamente com os agentes, embora possa ter exagerado verbalmente, e questionou o comportamento dos policiais: "Não teria sido melhor que me levassem sem as algemas e que fizessem o teste lá (na delegacia)?, rebateu.

Conhecido por protagonizar escândalos, o ex-tenista de 71 anos foi multado em US$ 20 mil e proibido de comparecer aos torneios da Copa Davis e da Fed Cup até 23 de abril de 2020 por ter insultado uma jornalista, a tenista britânica Johanna Konta e um árbitro.

Em 2017, Nastase se dirigiu grosseiramente a essas três pessoas durante uma partida da Fed Cup entre Reino Unido e Romênia, enquanto atuava como capitão da equipe romena. Um dia antes, Nastase fez comentários racistas a respeito da tenista americana Serena Williams.