Topo

Estádio Monumental de Nuñez, do River Plate, completa 80 anos

26/05/2018 12h51

Buenos Aires, 26 mai (EFE).- O estádio Antonio Vespucio Liberti, mais conhecido como Monumental de Nuñez, casa do River Plate, completou 80 anos nesta sexta-feira.

A arena, localizada no bairro de Belgrano, em Buenos Aires, tem capacidade para 75 mil torcedores e foi inaugurada no dia 25 de maio de 1938 por Liberti, presidente do clube na época.

A data de 25 de maio já era importante para os 'Millonarios' e seus torcedores: o clube foi fundado no mesmo dia, em 1901, além de ser também o dia de aniversário da Revolução de Maio, que deu início ao processo de independência argentina.

Foi também no dia 25 de maio, mas em 1935, que foi colocada a pedra fundamental do Monumental, embora as obras só tenham começado de verdade em 27 de setembro de 1936.

No dia da inauguração do estádio, o River disputou um amistoso contra o Peñarol, do Uruguai, vencendo por 3 a 1. Em campo pelo clube argentino, estavam craques como José Manuel Moreno, Adolfo Pedernera, Bernabé Ferreyra e Carlos Peucelle - que abriu o placar.

O Monumental é o maior estádio da Argentina e o que mais vezes recebeu a seleção nacional. Foi no local que os argentinos conquistaram a Copa do Mundo pela primeira vez, no dia 25 de junho de 1978.

Além dos jogos, o estádio já recebeu shows de estrelas internacionais da música, como Michael Jackson, Paul McCartney, Elton John, Eric Clapton, David Bowie, Madonna, Iron Maden, Oasis, The Police, Roger Waters, Aerosmith, Metallica e AC/DC.