Topo

Associação pede ajuda para reformar quadra de basquete mais antiga do mundo

Cheerleaders na quadra de basquete da Associação Cristã de Moços de Paris (UCJG) - Reprodução/facebook.com/pg
Cheerleaders na quadra de basquete da Associação Cristã de Moços de Paris (UCJG) Imagem: Reprodução/facebook.com/pg

30/05/2018 10h00

A quadra de basquete mais antiga do mundo, em Paris, quer manter viva a sua memória e para isso pede ajuda para reformar as antigas e malconservadas instalações de 125 anos.

A quadra parisiense pertence à Associação Cristã de Moços de Paris (UCJG, em francês) - versão local da Associação Cristã de Moços (YMCA, em inglês) - e se tornou a mais antiga do mundo quando a de Springfield, nos Estados Unidos, foi demolida.

"Esta quadra é uma réplica da de Springfield, já que os proprietários do local decidiram mandar um arquiteto aos EUA para reproduzi-la em Paris, em 1891", explicou Sylvie Manac'h, diretora do grupo, em entrevista à Agência Efe.

Nascida em Londres em 1844, a YMCA tem a vocação de encorajar o desenvolvimento espiritual dos jovens, mas também fortalecer o intelecto e progredir através do esporte.

Situado no IX Distrito da capital francesa, o edifício de cerca de 4.200 metros quadrados abriga um teatro, salas de aula para a formação filosófica e espiritual dos estudantes e o ginásio com a mais antiga quadra de basquete do mundo.

"É uma quadra emblemática para o mundo do basquete, que chegou à Europa em 1893 com a realização do primeiro jogo aqui", explicou Manac'h.

O criador deste esporte foi James Naismith, professor de educação física de um ginásio da YMCA na cidade americana de Springfield. Em dezembro de 1891, ele decidiu criar um novo jogo para treinar seus estudantes durante os meses de inverno.

O padre canadense, de origem escocesa, demorou apenas uma hora para redigir as treze regras originais do basquete, que basicamente se mantêm nos regulamentos atuais, como por exemplo, a altura do aro (3,05 metros).

O pastor presbiteriano James Naismith não poderia imaginar que a modalidade que inventou viria a ter 214 federações nacionais espalhadas no mundo todo e que seria praticado por milhões de jogadores.

Apesar de a quadra seguir sendo o palco de diversas atividades, é impossível jogar uma partida de basquete em boas condições, já que ela não possui mais as tabelas permanentes, sendo necessária a utilização de provisórias.

Cheia de história, a quadra segue com as mesmas instalações de 125 anos atrás (exceto pelas tabelas), motivo pelo qual os responsáveis do estabelecimento querem fazer uma reforma.

"Como não temos fundos para renovar o local, ao custo estimado de 80 mil euros, decidimos lançar uma campanha na plataforma de financiamento coletivo, o GoFundMe", revelou a diretora.

Ela disse também que espera que algumas celebridades do mundo do basquete que já passaram pela quadra possam ajudar na divulgação pelas redes sociais e chamou a todos os apaixonados pelo esporte a ajudar na manutenção do patrimônio.