Topo

Esporte

Brasil defenderá título do Mundial de futebol de 5, que começa amanhã

06/06/2018 15h57

Madri, 6 jun (EFE).- A seleção brasileira, atual campeã, aparece na lista de favoritos ao título do Mundial de futebol de 5, para deficientes visuais, que será disputado a partir desta quinta-feira até o próximo dia 17 em Madri, e terá como grandes concorrentes a Argentina, campeã da América, a Rússia, vencedora do Europeu da modalidade, e a anfitriã Espanha.

Pela primeira vez na história, o campeonato será disputado com 16 seleções em vez de 12. Todos os jogos acontecerão no colégio Sagrado Corazón, na capital espanhola.

A equipe da casa encabeça o grupo A, que tem também a estreante Tailândia, o Marrocos, atual campeão africano, e a Turquia. No grupo B, o destaque é a Argentina, campeã americana, vice-campeã mundial e bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio, há dois anos. A 'Albiceleste' tem a companhia da França, da Colômbia e do Irã, outro que participa pela primeira vez.

O grupo C terá um confronto de campeões continentais entre China e Rússia, que, embora seja a última vencedora do Europeu, nunca participou do Mundial. A chave tem ainda o México e a Coreia do Sul.

O Brasil é o time a ser batido na competição, já que é o atual paralímpico e mundial, além de ter vencido quatro das seis edições do campeonato. A seleção terá como adversários a Inglaterra, a Costa Rica e Mali, vice do Africano.

O torneio será aberto nesta quinta-feira com o jogo entre Espanha e Tailândia. As duas primeiras seleções de cada grupo se classificarão para as quartas de final.

O futebol de 5 é praticado por atletas cegos e que usam vendas nos olhos para evitar possíveis vantagens para aqueles que apresentem alguma percepção luminosa. Já o goleiro enxerga normalmente. Os jogos têm dois tempos de 25 minutos cada, com intervalo de dez minutos. A orientação dos atletas se dá pelo som dos guizos colocados dentro da bola.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte