Topo

Esporte


Copa da Liga Inglesa introduzirá VAR e acabará com a prorrogação

08/06/2018 12h10

Londres, 8 jun (EFE).- A English Football League (EFL), que representa as divisões inferiores do futebol inglês, anunciou nesta sexta-feira mudanças para a Copa da Liga, entre elas o fim da prorrogação e a introdução do sistema de árbitro de vídeo (VAR) nas partidas disputadas em estádios da Premier League.

Os jogos desta competição, cujo atual campeão é o Chelsea, irão diretamente para pênaltis caso o empate persista durante os 90 minutos para "reduzir os problemas por fadiga", segundo informou a imprensa britânica.

"Uma análise estatística demonstrou que quase 85% das partidas da Copa da Liga acabaram aos 90 minutos, sem a necessidade de prorrogação, motivo pelo qual os clubes apoiaram a sua eliminação", destacou a EFL em comunicado.

Além disso, a tecnologia do VAR será utilizada nas partidas disputadas em estádios da Premier League. A última final da Copa da Inglaterra, entre Chelsea e Arsenal, disputada em Wembley, foi a primeira da história da competição a contar com o VAR.

O inovador sistema de pênaltis ABBA, que substituiu o modelo clássico, no qual as equipes se alternavam nas cobranças, também desaparecerá após ter sido utilizado só na última temporada.

Por último, o sistema de cabeças de chave para as primeiras duas rodadas da competição deixará de ser utilizado.

Essas medidas aparecem no mesmo dia em que a Premier League aprovou uma pausa de inverno de duas semanas no Campeonato Inglês para poupar os jogadores.

Mais Esporte