Topo

Suécia estreia na Copa para confirmar independência de Ibrahimovic

17/06/2018 13h10

Nizhny Novgorod (Rússia), 18 jun (EFE).- Após ficar de fora das duas últimas Copas do Mundo, a Suécia estreará nesta segunda-feira na edição 2018 contra a Coreia do Sul, no Estádio Nizhny Novgorod, para provar que não depende mais de Zlatan Ibrahimovic, o seu jogador mais emblemático dos últimos tempos.

O veterano astro não participou das Eliminatórias e, coincidência ou não, o time escandinavo finalmente conseguiu retornar a uma Copa após 12 anos. O artilheiro histórico da seleção disputou o torneio em 2002 e 2006, sem nunca balançar as redes. A vaga dos suecos veio após uma dura fase principal com França e Holanda no grupo e a repescagem contra a tetracampeã Itália.

Por conta desse sucesso, o técnico Jan Andersson decidiu não atender os apelos da torcida e deixou 'Ibra' de fora da convocação final, mesmo com o jogador de 36 anos admitindo que reconsiderava a decisão de se aposentar do time nacional.

Com esta ausência, o atacante Marcus Berg, do Al Ain (EAU), é a grande referência da equipe. Com oito gols marcados nas Eliminatórias, o jogador é a aposta de um bom desempenho em um grupo bem complicado.

A Coreia do Sul é o primeiro desafio, em uma chave que ainda tem a toda-poderosa Alemanha e o México. Os sul-coreanos suaram para manter a sequência de oito Mundiais disputados. A equipe asiática só chegou a sua nona edição na última rodada do torneio de classificação asiático, graças a um empate da Síria contra o já classificado Irã, após se recuperar sob o comando de Shin Tae-yong.

O time oriental depende em grande parte do talento do atacante Son Heung-min, que chegou ao terceiro lugar do Campeonato Inglês com o Tottenham nesta temporada. Ele foi o artilheiro da Coreia do Sul no qualificatório, com sete gols.

O confronto entre as duas equipes chega marcado por uma polêmica de espionagem. Um analista sueco admitiu a um jornal do seu país que alugou uma casa próxima ao centro de treinamentos austríaco utilizado pelo adversário da estreia, precisando, inclusive, escalar uma montanha para conseguir informações privilegiadas do time sul-coreano.



Prováveis escalações:.

Suécia: Olsen; Lustig, Lindelof, Granqvist e Augustinsson; Claesson, Svensson, Larsson e Forsberg; Toivonen e Berg. Técnico: Jannie Andersson.

Coreia do Sul: Kim Seung-gyu; Lee Yong, Jang Hyun-soo, Kim Young-gwon e Hong Chul; Jung Woo-young, Ki Sung-yueng, Park Joo-ho e Lee Jae-sung; Hwang Hee-chan e Son Heung-min. Técnico: Shin Tae-yong.

Árbitro: Joel Aguilar (El Salvador), auxiliado pelo compatriota Juan Zumba e o costarriquenho Juan Mora.

Estádio de Nizhny Novgorod, em Nizhny Novgorod.