Topo

"Perder a primeira partida é algo absolutamente incomum para nós", diz Löw

18/06/2018 13h05

Vatutinki (Rússia), 18 jun (EFE).- O técnico da Alemanha, Joachim Löw, reconheceu nesta segunda-feira que ficou frustrado com a derrota de ontem para o México por 1 a 0, na estreia das duas seleções na Copa do Mundo, no Estádio Luzhniki, em Moscou, e considerou o resultado como "algo absolutamente incomum".

"Claro que é decepcionante ter perdido o jogo de estreia para o México. Perder a primeira partida é uma situação absolutamente incomum para nós. Mas, sempre tem que haver uma primeira vez. Não mostramos o nosso jeito de jogar. É preciso falar sobre isso, mas não vamos nos despedaçar", afirmou.

A Alemanha venceu todas as suas primeiras partidas nas últimas sete Copas. Segundo Löw, a derrota serve de aprendizado.

"Temos que tirar o ensinamento disso e melhorar para o próximo jogo. Agora os jogadores estão bastante tristes e muito, muito decepcionados. Mas é preciso olhar para frente e fazer ressurgir o nosso jeito. Temos experiência suficiente em administrar as derrotas, e nos levantaremos. Mas a próxima partida, temos que ganhar", avisou.

O técnico alemão fez uma análise da derrota, identificando os momentos mais problemáticos de sua seleção e os erros que acabaram resultando no placar de 1 a 0, uma vitória histórica para o México.

"Na primeira metade jogamos mal, não colocamos em prática o nosso habitual jogo ofensivo e de toque, não ocupamos bem os espaços. Perdemos muitas bolas, o que nos obrigou a percorrer mais distâncias. Na segunda metade, o México recuou e tivemos algumas oportunidades, mas tinha a impressão de que simplesmente a bola não entrava. E, às vezes, nos precipitamos", explicou.

Apesar do resultado ruim, Löw afirma que esta derrota não fará com que ele mude o planejamento inicial para a equipe.

"Isso não vamos fazer. Se formos bem nas coisas que sabemos, poderemos alcançar nossos objetivos. Todos aceleraram ao mesmo tempo, enquanto queriam que a bola fosse jogada no pé, e isso é algo que devemos melhorar. Por isso tivemos problemas. Mas, não vamos abandonar nosso caminho por causa disso. Temos que reencontrar nossos pontos fortes", disse.

Nas últimas cinco Copas do Mundo, três campeões caíram na primeira fase dos Mundiais posteriores ao título: a Espanha (campeã em 2010) foi eliminada no Brasil em 2014; a Itália (campeã em 2006) foi eliminada na África do Sul em 2010, e a França (campeã em 1998) no Mundial da Coreia e Japão em 2002. A única exceção foi o Brasil, que venceu em 2002 e caiu nas quartas em 2006. O técnico alemão não acredita que sua seleção vai engrossar a lista dos campeões eliminados na primeira fase.

"Isso não vai nos acontecer, vamos conseguir. Temos todas as possibilidades de nos corrigirmos. Essas correções são necessárias, e devemos fazê-las", concluiu.

A Alemanha está empatada em terceiro lugar com a Coreia do Sul no grupo F, sem pontos. O próximo compromisso da equipe de Löw será contra a Suécia, no sábado, no Estádio Olímpico Fisht, em Sochi.