Topo

Polônia estreia contra Senegal apostando em "novato" Lewandowski

18/06/2018 11h49

Moscou, 18 jun (EFE).- Após ficar de fora das últimas duas Copas do Mundo, a Polônia estreia nesta terça-feira, na Otkrytiye Arena, em Moscou, contra Senegal, proporcionando enfim uma oportunidade de o astro Robert Lewandowski disputar o torneio.

Provando que não quer perder esta chance, o atacante chega "quente" para a partida que fecha a primeira rodada da Copa. O artilheiro se tornou o maior goleador de uma única edição de Eliminatórias Europeias para o Mundial, com 16 gols, e marcou três vezes nos últimos dois amistosos da seleção.

Aos 29 anos, Lewandowski é um "novato" bastante experiente, com inúmeros títulos por Borussia Dortmund e Bayern de Munique, além de 55 gols em 95 partidas com a camisa polonesa. E o maior objetivo é evitar o fiasco pessoal da Eurocopa 2016.

Há dois anos, também chegou ao torneio continental com o recorde de artilharia nas Eliminatórias (13 gols), mas não foi capaz de balançar as redes na fase principal do torneio. A Polônia caiu nas quartas de final, contra Portugal, nos pênaltis.

"Sou realista, sei que sofrerei marcação dura como na Euro. Mas posso ajudar a equipe, criar espaços. Chego à Copa com menos partidas em relação ao torneio na França. Estou mais descansado", analisou Lewandowksy em entrevista ao site oficial da Fifa.

A seleção senegalesa retorna ao Mundial 16 anos depois da sua única participação, quando surpreendeu vencendo os atuais campeões, os franceses, na abertura da Copa realizada na Coreia do Sul e no Japão. O time eliminou a própria França e o Uruguai para garantir vaga nas oitavas de final.

O capitão daquela seleção é agora o técnico do time africano. Aliou Cissé, 42 anos, é o mais jovem comandante desta Copa do Mundo e montou uma equipe à imagem e semelhança da de 2002, sem nenhum jogador atuando em Senegal.

É um grupo fisicamente muito forte, que faz do contra-ataque a sua melhor arma. Sadio Mané chega embalado pela magnífica temporada com o Liverpool e é o grande astro dos senegaleses, que também apostam em Idrissa Gueye e Keita Baldé.

Lewandowski contra Mané é um legítimo "duelo de pistoleiros", já que são capazes de marcar muitos gols em um curto espaço de tempo, como provaram ao fazer cinco em nove minutos (no caso do polonês, contra o Wolfsburg, em 2015) e três em 2 minutos e 56 segundos (feito do senegalês no mesmo ano, contra o Aston Villa).



Prováveis escalações:.

Polônia: Szczesny; Rebus, Pazdan, Bednarek e Piszczek; Grosicki, Goralski, Krychowiak, Blaszczykowski e Zielinski; Lewandowski. Técnico: Adam Nawalka.

Senegal: N'Diaye; Gassama, Mbodji, Koulibaly e Sabaly; Ndiaye, Kouyate e Gueye; Baldé, Niang e Mané. Técnico: Aliou Cissé.

Árbitro: Nawaf Shukralla (Bahrein), auxiliado pelo compatriota Yaser Tulefat e o catariano Taleb Al Marri.

Estádio: Otkrytiye Arena, em Moscou.