Topo

Inglaterra ficou fora de 3 Copas por não ser filiada à Fifa

19/06/2018 12h23

Moscou, 19 jun (EFE).- Os ingleses, que inventaram o futebol, não participaram da Copa do Mundo até a edição de 1950, no Brasil, por terem se negado a se filiarem à Fifa no período entre 1928 e 1946.

A federação do país não concordava com a política da entidade internacional com relação ao profissionalismo dos atletas, conhecido como "broken time", no qual os jogadores eram economicamente compensados porque deixavam de receber o salário de suas empresas para participar dos torneios. Essa prática manteve a Fifa afastada do Comitê Olímpico Internacional e também da Football Asociation (FA).

O ex-árbitro inglês Stanley Rous, que alguns anos depois se tornou presidente da Fifa, foi o responsável por reintegrar a FA à organização e, em 1950, a Inglaterra conseguiu participar de sua primeira Copa.

Quando o 'English Team' chegou ao Mundial do Brasil, o rendimento da equipe foi bem diferente do que eles esperavam. Os ingleses começaram a competição como os "orgulhosos inventores do futebol", mas foram eliminados na primeira fase, após conquistarem uma vitória contra o Chile (por 2 a 0), mas serem derrotados pela Espanha (por 1 a 0) e pela inexperiente e amadora seleção dos Estados Unidos (também por 1 a 0).