Topo

Vídeo ofensivo de colombiano com torcedora japonesa na Rússia gera polêmica

19/06/2018 19h58

Bogotá, 19 jun (EFE).- Um vídeo gravado por um torcedor colombiano que pedia a uma torcedora japonesa para repetir frases ofensivas em espanhol após a partida desta terça-feira entre Japão e Colômbia gerou forte rejeição no país sul-americano.

Nas imagens, o torcedor não identificado aparece com óculos escuros acompanhado de duas mulheres que são incentivadas a repetir vulgaridades e repetir que são prostitutas.

Após as críticas geradas, a própria Chancelaria entrou no debate gerado no Twitter para pedir para que os cidadãos "que usam a camisa tricolor e representam milhares de colombianos na Copa do Mundo na Rússia fomentem o respeito e o bom tratamento".

"Rejeitamos os maus comportamentos, não representam a nossa cultura", escreveu a Chancelaria no Twitter, ao explicar que o comportamento do torcedor "não só degrada a mulher", mas também "insulta outras culturas", o idioma espanhol e a Colômbia.

Alguns usuários chegaram a pedir à Chancelaria que repatrie o cidadão, enquanto outros mostraram indignação pelo fato de ser um colombiano com a camiseta da seleção o autor do episódio.

Outro vídeo que viralizou rapidamente nas redes sociais é o de três torcedores bebendo um licor que levaram escondido enquanto se vangloriam de terem burlado a segurança russa entre os risos de outros torcedores.

Muitos usuários no Twitter criticaram a atitude, como o general aposentado Rafael Colón, que disse que esses colombianos não representam todo o país porque "optam por satirizar, impor a sua malícia e indisciplina".