Topo

Contra a Croácia, Argentina busca vitória, bom futebol e credibilidade

20/06/2018 14h52

Lucía Santiago e Juan José Lahuerta.

Nizhny Novgorod (Rússia), 20 jun (EFE).- A Argentina enfrentará a Croácia nesta quinta-feira buscando não apenas uma vitória para ajudar na classificação para as oitavas de final, mas também o bom futebol e a credibilidade perdida após o inesperado empate em 1 a 1 com a Islândia na estreia na Copa do Mundo, no último sábado.

E não será fácil. Se uma adversária teoricamente mais fraca, como a Islândia, conseguiu segurar a equipe de Jorge Sampaoli, que ameaça pode ser provocada por uma que conta com destaques como Luka Modric, do Real Madrid, Ivan Rakitic, do Barcelona, e Mario Mandzukic, da Juventus, entre outros bons nomes?

Fato é que dos nove pontos que a Argentina esperava conquistar na fase de grupos, deixou de somar dois. A falta de criação e de boas jogadas na Otkrytiye Arena, em Moscou, abriu uma janela de necessidades. A Argentina precisa da vitória, mas, na mesma proporção, de voltar a ter credibilidade, e não só ameaçar pelo peso da camisa.

Para dar essa consistência que tem faltado, durante a semana Sampaoli amadureceu sua "revolução" tática sem Marcos Rojo, Lucas Biglia e Angel Di María. A mudança do esquema 4-2-3-1 para o 3-5-2 provocará alterações em quase todas as linhas da equipe.

Nos treinos, Willy Caballero foi mantido no gol, e Gabriel Mercado apareceu na zaga ao lado de Nicolás Otamendi e Nicolás Tagliafico. Eduardo Salvio e Marcos Acuña formaram o meio de campo com Javier Mascherano - as duas posições restantes são disputadas por Cristian Pavón, Enzo Pérez e Maximiliano Meza. No ataque, nenhuma novidade: Lionel Messi e Sergio Agüero.

Que a Argentina continua dependendo do atacante do Barcelona, isso "não muda", como disse o próprio Sampaoli. O maior artilheiro da seleção terá contra a Croácia a oportunidade de compensar o pênalti perdido na estreia contra a Islândia e dar esperança à torcida de que a equipe é capaz de reagir no torneio.

Messi embarcou para Nizhny Novgorod com o orgulho ferido e o ânimo abalado, mas continua sendo a principal arma dos argentinos.

"É graças aos gols que ele marcou que estamos todos aqui", afirmou o lateral Cristian Ansaldi em entrevista coletiva dada ontem.

"Estamos todos com ele. Ter perdido um pênalti não significa nada", acrescentou Paulo Dybala, que também participou da entrevista.

Os 22 companheiros de seleção sabem que o sorriso de Messi é a solução para as dúvidas argentinas.

"Vamos mudar esta situação assim que voltarmos a ganhar", concluiu Ansaldi.

Pela frente, a Argentina terá uma Croácia que vive altos e baixos nesta Copa do Mundo. Por um lado, feliz pela boa estreia contra a Nigéria, na qual apresentou um futebol sólido que resultou na vitória por 2 a 0 e nos três pontos que renderam a liderança provisória do grupo D. Por outro, vivendo uma polêmica após a saída do atacante Nikola Kalinic, expulso da concentração croata por ter se negado a entrar em campo nos últimos minutos do jogo.

Dentro de campo no próximo sábado, Dalic pode alterar o esquema de jogo para segurar Messi. No setor defensivo, é possível que coloque Domagoj Vida, que atuou na zaga contra os nigerianos, seja deslocado para a lateral esquerda, no lugar de Ivan Strinic. Neste caso, o parceiro de Dejan Lovren na dupla defensiva seria Vedran Corluka. Já Sime Vrsaljko continuaria na lateral direita.

O técnico da Croácia também estuda promover a entrada de Mateo Kovacic ou de Milan Badelj atrás de Ivan Rakitic e Modric, para dar mais força ao meio de campo. Neste caso, Andrej Kramaric, de posicionamento mais ofensivo e que tinha sido titular contra os nigerianos, iria para o banco de reservas.

Ante Rebic e Ivan Perisic continuariam na formação inicial, porém mais abertos, e Mario Mandzukic permaneceria como centroavante.

Independentemente das mudanças, o objetivo da Croácia será somar outros três pontos, que não só a deixariam muito perto das oitavas de final, como a Argentina da eliminação.



Prováveis escalações:.

Argentina: Caballero; Otamendi, Mercado e Tagliafico; Acuña, Mascherano, Salvio, Meza e Pavón; Messi e Agüero. Técnico: Jorge Sampaoli.

Croácia: Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic; Badelj (Kovacic), Rakitic, Modric, Rebic e Perisic; Mandzukic. Técnico: Zlatko Dalic.

Árbitro: Ravshan Irmatov, auxiliado por Abduxamidullo Rasulov e Jakhongir Saidov (todos do Uzbequistão).

Estádio: Nizhny Novgorod.