Topo

Dinamarca segura empate com a Austrália e fica perto das oitavas

21/06/2018 11h09

Samara, 21 jun (EFE).- A Dinamarca resistiu à pressão imposta pela Austrália nesta quinta-feira na Cosmos Arena, na cidade de Samara, principalmente no segundo tempo, obteve um empate em 1 a 1 e ficou perto de se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo pela primeira vez em 16 anos.

A campeã da Eurocopa de 1992 foi melhor na parte inicial do jogo e fez 1 a 0 com gol de seu principal jogador de linha, o meia Christian Eriksen. A vencedora da última edição da Copa da Ásia, que havia estreado com derrota para a França, não se abateu e conseguiu a igualdade, em pênalti marcado com ajuda do árbitro de vídeo (VAR) e convertido por Mile Jedinak, ainda na primeira etapa.

Depois do intervalo, os australianos sufocaram, mas pararam nos próprios erros e nas defesas do goleiro Kasper Schmeichel, filho do lendário Peter Schmeichel, e ficou próxima da eliminação.

Os dinamarqueses assumiram a liderança do grupo C, com quatro pontos, um a mais que a França, que ainda hoje enfrentará a seleção do Peru. A Austrália somou seu primeiro ponto, enquanto a representante da América do Sul está com zero.

Na última rodada da chave, a equipe nórdica fará confronto europeu com os 'Bleus' no Luzhniki, em Moscou, e se classificará se obtiver ao menos um empate. Já os australianos tentarão a última cartada em busca da classificação medindo forças com os peruanos no Estádio Olímpico Fisht, em Sochi.

O técnico da Dinamarca, Are Hareide, não pôde contar com o volante William Kvist, que fraturou duas costelas na estreia, e escalou Lasse Schöne em seu lugar. Na Austrália, o holandês Bert van Marwijk repetiu a escalação da derrota para a França por 2 a 1.

As duas equipes buscaram o ataque no começo de partida, mas quem se colocou à frente foi a campeã europeia de 1992. Logo aos seis minutos do primeiro tempo, Dalsgaard cobrou lateral perto da área pela direita, e Schöne tocou para Jorgensen, que fez o pivô. Eriksen chegou batendo e marcou um bonito gol.

A Austrália tentava saídas rápidas pelas pontas, mas os erros de passe comprometiam as investidas. Aos 13 minutos, Kruse tentou adiantar para Leckie, mas tocou diretamente para fora. Pouco depois, aos 18, Jedinak foi acionado na ponta e tocou para Kruse, mas a bola ficou curta e a zaga recolheu.

Quem conseguiu boa descida pelo lado aos 24 foi a Dinamarca, que quase ampliou. Poulsen abriu para o cruzamento de Stryger Larsen, que colocou na cabeça de Jorgensen, mas o arremate saiu à esquerda da meta.

Os dinamarqueses pareciam ter o jogo sob controle, mas um toque de mão "dedurado" pelo VAR colocou tudo a perder. Aos 35 minutos, após o escanteio, Leckie cabeceou e a bola bateu no braço de Poulsen. O espanhol Antonio Mateu Lahoz deixou o jogo seguir, mas instantes depois foi aconselhado a rever o lance na tela à beira do gramado e apontou a marca da cal. Jedinak cobrou com categoria, por baixo, no canto esquerdo, e empatou.

O jogo continuou lá e cá, e por pouco a representante da Europa não foi para o intervalo em vantagem em uma falta de sorte dos australianos. Eriksen cobrou falta da direita, Sainsbury ia fazendo contra, mas Ryan se recuperou e encaixou.

A Austrália voltou do intervalo atacando mais, mas quem teve uma primeira grande chance foi a Dinamarca. Aos seis minutos, Poulsen entrou costurando a defesa e foi desarmado, mas Sisto ficou com a sobra e chutou buscando o cantinho esquerdo, mas a bola desviou e saiu.

A pressão da atual campeã da Copa da Ásia aumentava, mas os erros de passe continuavam comprometendo. Aos dez minutos, Leckie desceu com espaço pela direita e exagerou na força no cruzamento. Aos 16, o próprio camisa 7 recebeu de Rogic, mas demorou a tocar para Nabbout e foi desarmado.

Mais tarde, aos 22, o erro foi do goleiro Schmeichel, que espalmou uma bola que veio sem força e acabou presenteando Leckie, que devolveu para o meio com força, mas a defesa rechaçou.

Depois disso, entre os 25 e os 27, veio uma sequência de três chutes de fora da área, dois de australianos e um de dinamarquês. Schmeichel encaixou as tentativas de Mooy e Rogic, enquanto Sisto mandou a centímetros do poste esquerdo de Ryan.

Os 'Socceroos' pareciam mais perto do desempate, que poderia ter acontecido aos 35. Arzani evitou a saída pela linha de fundo, descolou um lindo drible e cruzou por baixo para o meio, mas ninguém apareceu para completar.

Nos instantes finais, só deu Austrália, mas Schmeichel garantiu o precioso ponto dos dinamarqueses. Aos 42 minutos, Arzani soltou a bomba e o goleiro deu rebote. A jogada foi trabalhada e voltou para a área para chute de primeira de Leckie que parou nas mãos do camisa 1.



Ficha técnica:.

Dinamarca: Schmeichel; Dalsgaard, Christensen, Kjaer e Stryger Larsen; Schöne, Delaney e Eriksen; Sisto, Poulsen (Braithwaite) e Jorgensen (Cornelius). Técnico: Age Hareide.

Austrália: Ryan; Risdon, Milligan, Sainsbury e Behich; Mooy, Jedinak, Rogic (Irvine), Leckie e Kruse (Arzani); Nabbout (Juric). Técnico: Bert van Marwijk.

Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (Espanha), auxiliado pelos compatriotas Pau Cebrian Devís e Roberto Díaz Perez.

Cartões amarelos: Poulsen e Sisto (Dinamarca).

Gols: Eriksen (Dinamarca); Jedinak (Austrália).

Estádio: Cosmos Arena, em Samara.