Topo

França elimina Peru e garante vaga nas oitavas de final por antecipação

21/06/2018 14h15

Ecaterimburgo (Rússia), 21 jun (EFE).- Com um gol de oportunismo do atacante Kylian Mbappé, a França se classificou por antecipação para as oitavas de final da Copa do Mundo nesta quinta-feira, ao vencer por 1 a 0 o Peru, que sofreu a segunda derrota e não tem mais chances de avançar no torneio.

Ao balançar a rede aos 33 minutos do primeiro tempo, Mbappé se tornou o jogador mais jovem a marcar pela seleção francesa em uma edição da Copa do Mundo. O atacante do Paris Saint-Germain, de 19 anos e 183 dias, superou David Trezeguet, que tinha 20 anos e 246 dias quando marcou na goleada de 4 a 0 sobre a Arábia Saudita em 1998.

Outra curiosidade da partida realizada no Estádio Central, em Ecaterimburgo, foi o uso do sistema de árbitro de vídeo (VAR) para anular um cartão amarelo pela primeira vez nesta Copa do Mundo, devido à identificação equivocada de jogadores. Após a revisão do lance, a punição ao peruano Edison Flores foi retirada e aplicada a Pedro Aquino.

Com o empate em 1 a 1 entre Dinamarca e Austrália mais cedo, a equipe treinada por Didier Deschamps precisava de uma vitória para chegar aos seis pontos e se garantir na próxima fase com uma rodada de antecipação.

Ao contrário da derrota por 1 a 0 para a Dinamarca na estreia, o Peru foi a campo com Paolo Guerrero como titular. O time foi superior no segundo tempo, mas o adversário se fechou e conseguiu administrar o resultado até o fim. Ainda sem pontuar, a seleção peruana está matematicamente eliminada.

O grupo C fecha a segunda rodada com a França isolada na liderança, com 100% de aproveitamento. A vaga restante nas oitavas será decidida entre Dinamarca, atualmente com quatro pontos, e Austrália, que soma apenas um. Um empate com os franceses na próxima terça-feira dará a vaga aos dinamarqueses.

As primeiras chances de gol no duelo entre França e Peru vieram com Antoine Griezmann. Aos dez minutos, Giroud se enrolou ao tentar se livrar da marcação, e a bola sobrou para o companheiro de ataque, que pegou mal e mandou para fora. Pouco depois, em nova jogada da dupla, o atacante do Atlético de Madrid recebeu na entrada da área e chutou firme rasteiro para a defesa de Gallese.

A resposta peruana veio com ainda mais perigo. Com meia-hora no cronômetro, Cueva cruzou rasteiro na área, Guerrero cortou Umtiti com apenas um toque na bola e disparou a bomba, mas Lloris defendeu com as pernas.

Rápida e precisa na troca de passes, a França começou a chegar com mais intensidade. O placar quase foi aberto aos 32, quando Pogba fez belo lançamento para Mbappé, que avançou sozinho pelas costas da zagas e tentou uma acrobacia para marcar de calcanhar. A finalização saiu fraca, e o goleiro peruano ficou com a bola.

Um minuto depois, a pressão francesa contou com o auxílio da sorte. Novamente com Pogba na armação, Giroud recebeu em profundidade na área e chutou cruzado, Rodríguez chegou de carrinho para desviar, e a bola acabou encobrindo Gallese. Oportunista, Mbappé apareceu livre e empurrou para o fundo do gol.

Com a vantagem no placar, a França recuou e passou a explorar os contra-ataques em velocidade. O mais perigoso começou com uma arrancada de Mbappé, que tocou para Griezmann no meio mandar de primeira para Giroud na área, mas o goleiro interceptou a tempo.

A seleção peruana começou o segundo tempo mais ofensiva e determinada a empatar, mas os franceses montaram uma zaga sólida. Para tentar superar o bloqueio rival, o Peru apostou nos chutes de fora da área.

Quem levou mais perigo foi Aquino, que carimbou o travessão de Lloris em belo chute de primeira. Carrillo e Advíncula também tentaram de longe, mas exageraram na dose, e a bola acabou passando por cima do gol.

Em outra boa oportunidade, aos 28, Cueva abriu bem pela direita com Carrillo, que cruzou para Farfán. Atrasado, o atacante não conseguiu chegar a tempo e finalizou de mau jeito na rede pelo lado de fora.

A França tentou puxar contra-ataques com Mbappé e, depois, com Dembélé, que entrou o substituiu, mas faltou capricho no último passe para levar perigo. O Peru ainda teve uma boa chance em cobrança de falta no fim do jogo, mas Guerrero bateu fraco e facilitou para Lloris.



Ficha técnica:.

França: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Hernández; Matuidi, Kanté e Pogba (N'Zonzi); Mbappé (Dembélé), Griezmann (Fékir) e Giroud. Técnico: Didier Deschamps.

Peru: Gallese; Advíncula, Ramos, Rodríguez (Santamaría) e Trauco; Aquino, Yotún (Farfán), Carrillo, Cueva e Flores; Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.

Árbitro: Mohammed Abdullah Hassan (EAU), auxiliado pelos compatriotas Mohamed Al-Hammadi e Hasan Al-Mahri.

Gol: Mbappé (França).

Cartões amarelos: Matuidi e Pogba (França); Guerrero e Aquino (Peru).

Estádio: Central, em Ecaterimburgo.