Topo

Pressionada para confirmar expectativas, Bélgica quer vitória contra Tunísia

22/06/2018 09h22

Moscou, 22 jun (EFE).- A Bélgica entra em campo neste sábado, às 9h (horário de Brasília), contra a Tunísia, em Moscou, com o objetivo de encaminhar a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo e, de preferência, em condições de ser o líder do grupo G.

Essa disputa é com a Inglaterra, que tem os mesmos três pontos dos belgas, mas com um saldo de gols menor. Caso as duas seleções vençam na segunda rodada e esta vantagem se mantenha para os "Diabos Vermelhos", o time de Roberto Martínez jogará pelo empate na última rodada da fase de grupos para garantir a vaga como primeiro.

Este pode ser o primeiro passo para a "ótima geração belga" confirmar a grande qualidade técnica que vem reunindo nos últimos anos e que virou até motivo de pressão para a própria equipe.

"Todos sempre esperam muito da Bélgica. Que sempre joguemos perfeitamente, que tenhamos 80% de posse, que chutemos 50 bolas por partida e marquemos 40 gols", desabafou o meia Eden Hazard.

É fato que a seleção já ostentava esta condição nos últimos torneios, com destaque para as quedas nas quartas de final da Copa de 2014 (para a Argentina) e Eurocopa 2016 (País de Gales), mas agora o time alinha não apenas o bom nível técnico, mas também a experiência de um grupo com média de idade em 27 anos.

A sequência de 20 jogos de invencibilidade é uma prova de que esta solidez vem sendo atingida e a aposta em um jogo ofensivo vem dando resultado, com equilíbrio defensivo que permite ao ataque comandado pelo oportunista Romelu Lukaku derrubar os adversários.

Após a vitória na estreia por 3 a 0 contra o Panamá, Martínez não tem nenhum problema físico ou técnico no elenco e por isso deve repetir a escalação do primeiro jogo.

Do lado da Tunísia, a obrigação é pontuar para não repetir a campanha de outras seleções árabes na Copa, que foram eliminadas precocemente na segunda rodada.

Os africanos tiveram um bom desempenho diante da Inglaterra, fazendo um jogo combativo contra os europeus e perdendo o confronto apenas nos acréscimos, em um gol de eventual de Harry Kane. Sassi marcou para os tunisianos de pênalti na derrota por 2-1.

As duas mudanças em relação ao primeiro jogo devem ser a saída de Fakhreddine Ben Youssef para a entrada de Saif-Eddine Khaoui e a escalação do goleiro Farouk Ben Mustapha no lugar de Mouez Hassen, que machucou o ombro esquerdo e está fora do torneio.

"Devemos ter todo o respeito com a Bélgica, mas temos as nossas próprias ambições, que são passar da primeira fase, algo que a Tunísia não conseguiu até hoje", afirmou o técnico Nabil Maaloul.

As duas seleções se enfrentaram em três ocasiões anteriormente: vitória da Tunísia em amistoso no ano de 1992 (2 a 1), empate em 1 a 1 na Copa do Mundo 2002 e vitória belga por 1 a 0 em amistoso antes do Mundial no Brasil.



Prováveis escalações:.

Bélgica: Courtois; Vertonghen, Boyata, Alderweireld; Meunier, De Bruyne, Witsel, Carrasco; Dries Mertens, Eden Hazard; Romelu Lukaku. Técnico: Roberto Martínez.

Tunísia: Moustapha; Bronn, Ben Youssef, Merieh, Maaloul; Badri, Sliti, Sassi, Khaoui, Skhiri; Khazri. Técnico: Nabil Maaloul.

Árbitro: Jair Marrufo (EUA), auxiliado pelo compatriota Corey Rockwell e o salvadorenho Juan Zumba.

Estádio: Otkrytiye Arena, em Moscou.