Topo

Neymar, muita expectativa e poucos gols

07/07/2018 10h23

Óscar González

Moscou, 7 jul (EFE).- Com mais expectativas que futebol, Neymar se despede do que deveria ser a sua Copa do Mundo pela porta dos fundos, como inspiração para 'memes' pelas quedas e protagonista permanente do debate entre os quem consideram que é preciso protegê-lo e os que o veem como um mau exemplo.

A imagem que ficará de Neymar na Rússia não é um drible ou algum gol. É a de um jogador caído sobre o gramado, com um ostensivo semblante de dor.

Porque Neymar deixa a edição russa do torneio sem ter cumprido o objetivo de ocupar o trono que tem sido ocupado apenas por Messi e Cristiano Ronaldo nos últimos dez anos. Pior ainda, perdeu cachê pela constante exposição na mídia e nas redes sociais pelas polêmicas com rivais e ex-jogadores.

Não houve nenhum dia neste Mundial em que não fosse feito um debate sobre o estilo de jogo do camisa 10 da seleção brasileira. Primeiro, pelas dúvidas sobre o seu físico após se recuperar de uma fissura no quinto metatarso do pé direito em fevereiro. Depois, pelas reclamações feitas sempre que se retorcia sobre o gramado após receber uma entrada.

Os defensores de Neymar podem apresentar números. O atacante foi alvo de 26 faltas marcadas em cinco partidas, nenhum outro jogador alcançou essa marca.

Os críticos também podem contra-atacar. Segundo a análise das imagens feitas pelo canal suíço "RTS" antes das quartas de final, Neymar ficou 13 minutos e 50 segundos deitado em campo no total das quatro primeiras partidas.

O ex-atacante inglês Gary Lineker abriu as críticas: "Neymar tem o menor limiar de dor entre todos os jogadores de Copa do Mundo desde que começaram as estatísticas da Opta (empresa de dados esportivos)", segundo publicou no Twitter.

Ronaldo 'Fenômeno' saiu em defesa do jogador: "É preciso proteger Neymar porque ele tem um grande talento. Algo parecido aconteceu comigo, quando sofria entradas violentas de forma repetitiva. Essas críticas são bobas. O resultado que ele entrega ao Brasil é maravilhoso", comentou.

Mas, estirado no campo, realmente foi muito pouco o que o jogador mais caro da história ofereceu.

Em 485 minutos e 38 segundos de jogo, Neymar fez dois gols em 27 finalizações - ninguém chutou mais que isso no torneio até agora - e deu uma assistência para Roberto Firmino marcar contra o México.

O camisa 10 brasileiro foi o que mais escanteios cobrou (24) e mais foi pego em posição de impedimento. Em cinco partidas, correu um total de 47,3 quilômetros (22,8 deles com bola) e tentou 276 passes (217 acertados, o equivalente a 79%).

Ninguém pode dizer que ele não tentou. O que está claro é que não foi o líder que o Brasil esperava. De fato, o próprio Tite optou por não eleger Neymar o capitão da equipe. Thiago Silva e Miranda usaram a braçadeira duas vezes cada, e Marcelo a utilizou na estreia.

Com a eliminação de Neymar, a Copa do Mundo na Rússia perde um de seus ícones. A vitória da Bélgica por 2 a 1 sobre o Brasil foi prazerosa para rivais como o meia mexicano Andrés Guardado, que esperava a queda brasileira para contestar o atacante.

"Eles falaram antes da partida e agora estão em casa", disse Neymar após enfrentar a seleção mexicana. "E agora, quem vai para casa?", respondeu Guardado.

Neymar também foi protagonista de imagens incomuns. Foi o único jogador que teve um pênalti desmarcado após a falta ser anulada com o auxílio da videoarbitragem (VAR), na vitória por 2 a 0 sobre a Costa Rica. Já na recente derrota para a Bélgica, foi o próprio atacante quem pediu ao árbitro Milorad Mazic para que não recorresse ao VAR depois de cair na área, com o receio de receber um cartão amarelo que o suspenderia das semifinais.

Nesta Copa do Mundo, ninguém repercutiu tanto nas redes sociais como Neymar, protagonista da maioria dos 'memes' que circularam durante o torneio.

Após duas tentativas mal-sucedidas, com seis gols em dez partidas divididas em duas edições de Copa do Mundo, Neymar começa a olhar para o relógio. Ele terá 30 anos em 2022, quando o torneio será disputado no Catar.