Topo

Treinador de Djokovic afirma que título em Wimbledon foi uma "surpresa"

16/07/2018 11h17

Londres, 16 jul (EFE).- O treinador de Novak Djokovic, Marian Vajda, admitiu que o título de Wimbledon no domingo foi uma das maiores surpresas que vivenciou desde que começou a trabalhar com o sérvio, há mais de uma década.

"Depois da derrota em Paris, ele disse que não jogaria na grama, e se encontrou em Queen's. Eu não acreditava, durante a semifinal com 'Rafa', que (Djokovic) poderia ganhar porque Nadal estava mentalmente muito melhor e já tinha conquistado Grand Slams, mas algo fantástico aconteceu no quinto set. Não esperava que ganhasse Wimbledon. É a maior surpresa em todos os anos que estive com ele, analisou.

Na opinião do treinador, a expectativa era que o sérvio alcançasse o auge de desempenho nesta temporada "um pouco mais tarde, no US Open".

"Ele parou durante seis meses. Por exemplo, se você para de tocar violino durante tanto tempo, depois não consegue tocar algumas músicas. É preciso treinar, treinar e treinar até que quebre as cordas da raquete, então a rotina volta e o corpo se lembra", analisou.

Após vencer o sul-africano Kevin Anderson e conquistar o título de Wimbledon, Djokovic confirmou que trabalhará com Vajda até o final da temporada.

Vajda começou a treinar Djokovic em 2006, mas foi dispensado depois de quase 11 anos por decisão do tenista. A parceria foi retomada em abril deste ano, após o sérvio ter trabalhado com diversos treinadores, entre eles o americano Andre Agassi e o alemão Boris Becker.

"Ele tomou uma decisão, mas eu não sofri por isso. Não foi um castigo, acreditei que Andre (Agassi) poderia ajudar. Fiquei bem porque pude passar mais tempo com a minha família", explicou o eslovaco.