Topo

Comemorações de franceses na final da Copa provoca oscilações em sismógrafos

18/07/2018 15h14

Paris, 18 jul (EFE).- As comemorações na França pelos quatro gols marcados pela seleção local sobre a Croácia, na final da Copa do Mundo, e também pelo título mundial conquistado provocou vibrações tão fortes que foram captadas pelos sismógrafos do país.

Tanto os medidores localizados nos centros urbanos da França, quanto os situados em áreas mais isoladas, registraram picos diferenciados nos momentos em que os 'Bleus' balançaram a rede, seja no gol contra do croata Mario Mandzukic ou nos marcados por Antoine Griezmann, Paul Pogba e Kylian Mbappé.

A maior vibração, no entanto, veio com o apito final do jogo, quando a seleção francesa conquistou seu segundo título mundial. O pico chegou a ser duas vezes maior do que os anteriores.

Segundo o sismólogo da Escola e Observatório de Ciências da Terra em Estrasburgo, Jerome Vergne, a alteração foi considerável.

"Durante a final da Copa do Mundo, nos divertimos, cantamos, mas acima de tudo, pulamos. Muito. A ponto de vibrar os sismômetros do território francês. Não é equivalente a um terremoto, as frequências são diferentes. Mas, mesmo assim!", escreveu em seu perfil no Twitter.

Outro sismólogo, Claudio Satriano, do Instituto de Física do Globo em Paris, também observou a alteração e publicou na mesma rede social.

"Eu já tinha visto sinais semelhantes em Clermont-Ferrand na final do Campeonato Europeu de Clubes de rúgbi, em 2017. Mas esta é a primeira vez que a vemos em escala de país", explicou.