Topo

Obras do novo estádio olímpico em Tóquio avançam e seguem prazos previstos

18/07/2018 08h28

Tóquio, 18 jul (EFE).- O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2020, que serão disputados em Tóquio, apresentou nesta quarta-feira os progressos na construção do novo estádio olímpico e confirmou que a finalização das obras ocorrerá no prazo, no final do ano que vem, apesar das modificações no projeto inicial.

A arena, que terá capacidade para 68 mil espectadores com possibilidade de ampliação provisória para 80 mil, tem expectativa de finalização em novembro de 2019, oito meses antes da cerimônia de abertura, marcada para 24 de julho do ano seguinte. O novo estádio olímpico está sendo construído no mesmo local do Estádio Nacional, que recebeu os Jogos de 1964.

O Conselho de Esportes do Japão, proprietário do estádio, afirmou que as obras estão 40% concluídas, "tudo dentro do planejado", explicou um porta-voz em entrevista coletiva.

O projeto inicial, da aquiteta Zaha Hadid, foi considerado extravagante e recebeu críticas por causa do custo final. Desta forma, ele foi modificado pelo trabalho do japonês Kengo Kuma, que segundo os organizadores terá um perfil mais ecológico e adaptado à tradição japonesa.

Os tetos e fachadas do novo estádio serão cobertos praticamente na sua totalidade por madeira, enquanto que o lado exterior contará com terraços escalonados e jardins verticais, além de árvores no entorno, tudo isso regado com água reaproveitada. A arquitetura também foi pensada para facilitar a circulação do ar, contribuindo para a ventilação da arena.

Cerca de dois mil trabalhadores participam atualmente das obras do estádio, cujo orçamento está fixado em quase 149 bilhões de ienes, cerca de R$ 5 bilhões.