Topo

Apertura do Campeonato Mexicano terá início com favoritos reforçados

19/07/2018 16h47

Cidade do México, 19 jul (EFE).- A temporada de futebol no México será aberta nesta sexta-feira, com a largada do Torneio Apertura do campeonato nacional, em que o Santos Laguna defenderá o título, enquanto América e Tigres despontam como principais forças, inclusive, contratando os reforços mais badalados.

A competição seguirá tendo o mesmo formato dos últimos anos, com 18 equipes se enfrentando em turno único, com as oito primeiras colocadas avançando para a chamada 'Liguilla', como é chamada a reta final da disputa, composta de quartas, semis e final.

No primeiro semestre, quando foi realizado o Torneio Clausura da temporada 2017/2018, o Santos Laguna desbancou na final o Toluca, equipe que disparou na liderança na etapa inicial. O time da cidade de Torreón levou a melhor por 2 a 1, em casa, e depois arrancou empate no território do adversário em 1 a 1.

Para o Apertura, o time comandado pelo uruguaio Robert Siboldi tentará defender o título com apenas um reforço, o zagueiro argentino Martín Nervo, contratado junto ao Huracán. Por outro lado, o lateral-direito mexicano Néstor Araujo partiu para o Celta de Vigo, e o zagueiro argentino Carlos Izquierdoz para o Boca Juniors.

A ausência mais sentida, no entanto, deve ser a do atacante cabo-verdiano Djaniny Tavares, artilheiro do último torneio disputado no país, com 14 gols, que se transferiu para o Al-Ahli, da Arábia Saudita.

A estreia do Santos Laguna na competição será neste domingo, quando a equipe receberá o Lobos BUAP, que foi último colocado no Clausura e na tabela de médias das últimas três temporadas, mas se salvou do rebaixamento devido as regras de acesso do país.

Apontado habitualmente como favorito a qualquer título disputado no México, pelas contratações de peso, o Tigres, do técnico Tuca Ferretti, do zagueiro Juninho e do volante Rafael Carioca, trouxe novo reforço importante, o meia argentino Guido Pizarro, que veio do Sevilla.

O jogador, com passagem pela seleção argentina, chega para fortalecer equipe que já conta com o francês André-Pierre Gignac, o chileno Eduardo Vargas, ex-Grêmio, entre outros. A primeira vez que o jogador deverá estar em campo será neste sábado, quando o time de Nuevo León receberá o León.

Outra potência no Mexicano que buscou ficar mais forte foi o América. A equipe da capital acertou com o atacante colombiano Roger Martínez, ex-Racing, da Argentina, e Villarreal, além de dois laterais-esquerdos, Luis Reyes, da seleção mexicana, que estava no Atlas, e o promissor Jorge Sánchez, que veio do Santos Laguna.

Os 'Águilas', do controverso técnico Miguel Herrera e que também contam com o meia francês Jérémy Ménez, ex-Roma, Paris Saint-Germain e Milan, estrearão no torneio neste domingo, em visita ao Necaxa.

Vice-campeão na temporada passada, o Toluca é mais um que fará a primeira partida no domingo, quando receberá o Morelia. A equipe perdeu o atacante colombiano Fernando Uribe, que acertou com o Flamengo. A reposição foi feita com o argentino Enrique Triverio, ex-Racing.

Outra novidade no elenco dos 'Diablos Rojos' é o meia William da Silva, ex-Palmeiras, Náutico, Vitória, Goiás, Joinville, entre outros, que foi contratado junto ao América. Este será o terceiro time que o brasileiro defenderá no México, já que também passou pelo Querétaro, em que teve Ronaldinho Gaúcho como companheiro.

O Pachuca também se reforçou com jogador do país pentacampeão mundial, o lateral-esquerdo Elbis, de 25 anos. O defensor já defendeu o Atlético de Madrid B e estava no Zacatepec, da segunda divisão mexicana. Os 'Tuzos', agora comandados pelo técnico espanhol Pako Ayestarán estrearão sábado, encarando em casa o Monterrey.

A primeira rodada do Apertura será nesta sexta-feira, com dois jogos. Veracruz e Pumas serão os responsáveis por abrir a competição, no estádio Luis Fuente. Na sequência, o Atlas receberá o Querétaro, no estádio Jalisco, em Guadalajara.



Programação da primeira rodada do Torneio Apertura do Campeonato Mexicano:.



Sexta-feira.

Veracruz - Pumas.

Atlas - Querétaro.

Sábado.

Cruz Azul - Puebla.

Pachuca - Monterrey.

Tigres - León.

Tijuana - Chivas Guadalajara.

Domingo.

Toluca - Morelia.

Santos Laguna - Lobos BUAP.

Necaxa - América.