Topo

Geraint Thomas volta a mostrar força no Alpes e vence 12ª etapa do Tour

19/07/2018 14h22

Alpe d'Huez (França), 19 jul (EFE).- O britânico Geraint Thomas, da Sky, deu nova demonstração de força na passagem pelos Alpes, nesta quinta-feira, venceu a 12ª etapa do Tour de France e aumentou a vantagem na liderança da classificação geral, um dia depois de arrebatar a camisa amarela.

No percurso, de 175,5 quilômetros, entre Bourg-Saint-Maurice Les Arcs e Alpe d'Huez, o competidor de número 8 fez história. Ele tornou o primeiro ciclista a ganhar este trecho enquanto era o líder da competição - com exceção do americano Lance Armstrong, que foi desqualificado na edição em que alcançou o feito.

Hoje, Thomas levou a melhor com o tempo de 5 horas, 18 minutos e 37 segundos, ficando dois segundos a frente do holandês Tom Dumoulin, da Sunweb, e três do francês Romain Bardet, da AG2R La Mondiale.

Em quarto lugar chegou o britânico Chris Froome, companheiro do líder geral na Sky, que também é segundo colocado na classificação. O campeão do Tour em 2013, 2015, 2016 e 2017 está apenas um minuto e 39 segundos do gregário do time britânico.

O dia na prova ainda foi marcado por abandono de dois protagonistas dos primeiros dias de disputa, o colombiano Fernando Gaviria, da Quick Step, e o holandês Dylan Groenewegen, Lotto Jumbo, que estavam entre os principais sprinters inscritos.

O alemão Andre Greipel, da Lotto Soudal, que já venceu 11 etapas do Tour ao longo da carreira, também saiu da competição.

Amanhã, os ciclistas encararão mais 169,5 quilômetros de estrada, entre Bourg d'Oisans e Valence.