Topo

Procuradoria pede reabertura de investigação sobre transplante de Abidal

23/07/2018 10h00

Barcelona, 23 jul (EFE).- A Procuradoria de Barcelona pediu nesta segunda-feira a reabertura da investigação por supostas irregularidades no transplante de fígado que pelo qual passou o ex-jogador Eric Abidal, em 2012.

Segundo informações fornecidas por fontes locais, na semana passada, o Ministério Público apresentou uma representação ao juiz titular do caso para reconsiderar o arquivamento definitivo do procedimento contra Abidal, que aconteceu no início deste ano após a Promotoria não apresentar recurso contra a sua decisão dentro dos prazos previstos.

As investigações sobre o procedimento do ex-jogador francês começaram quando foram publicadas escutas telefônicas do ex-presidente do Barça Sandro Rosell, que apontavam para uma suposta compra ilegal do fígado transplantado.

O juiz pediu ao Hospital Clínico uma série de documentações relacionada com a cirurgia, que só teria sido possível graças à doação do órgão por um primo do ex-lateral.

A Procuradoria, porém, acredita que existem inconsistências no relatório cedido pela instituição médica que executou o procedimento cirúrgico, como por exemplo a falta da cópia do passaporte do doador.

Na semana passada, a Organização Nacional de Transplantes (ONT) concluiu que o transplante hepático pelo qual passou o atual secretário técnico do Barcelona foi "realizado conforme a lei", mas anunciou que participaria do processo se o caso fosse reaberto.