Topo

Thiago Monteiro bate Verdasco e chega às quartas em Hamburgo

AFP/Jiji Press/STR
Imagem: AFP/Jiji Press/STR

25/07/2018 09h47

O tenista Thiago Monteiro surpreendeu novamente no ATP 500 de Hamburgo e bateu nesta quarta-feira o espanhol Fernando Verdasco por 2 sets a 1, de virada, chegando às quartas de final do torneio e repetindo o melhor desempenho da carreira.

A partida começou com o oitavo cabeça de chave confirmando seu favoritismo e dominando as ações. Somente o espanhol teve possibilidades de quebra no primeiro set e ele aproveitou uma delas para vencer por 6-3, em 40 minutos.

Mas o brasileiro de 24 anos conseguiu se recuperar na segunda parcial e comandou boa parte dos pontos, sendo o único a ameaçar o saque do adversário e quebrando duas vezes o serviço de Verdasco para empatar o duelo com um 6-2, em 41 minutos.

No set decisivo, Monteiro iniciou melhor e abriu 3-0. Mas o número 33 do mundo não deixou o jogo escapar e empatou em 4-4. Quando tudo parecia apontar para a realização de um tie-break decisivo, o cearense abriu 0-40 no serviço do oponente e conseguiu a grande vitória.

Com o triunfo, o brasileiro já repete o seu melhor resultado no circuito profissional, quando também foi quadrifinalista do ATP 500 do Rio de Janeiro em 2017 e acabou derrotado pelo jovem norueguês Casper Ruud.

Tentando superar essa marca, o cearense enfrentará na próxima rodada um adversário menos badalado, que sairá do duelo entre o alemão Rudolf Molleker (272º do ranking da ATP) e o eslovaco Jozef Kovalik (113º), que derrotou o próprio Monteiro na rodada final do qualificatório para o torneio de Hamburgo. O 146º melhor do mundo entrou na disputa como 'Lucky Loser', após a desistência do italiano Andreas Seppi.