Topo

Campeão olímpico de boxe é suspenso por um ano após faltar a antidoping

O pugilista francês Tony Yoka - AFP PHOTO / Philippe LOPEZ
O pugilista francês Tony Yoka Imagem: AFP PHOTO / Philippe LOPEZ

14/08/2018 17h43

Paris, 14 ago (EFE).- O Conselho de Estado, mais alto tribunal administrativo da França, confirmou nesta terça-feira a punição de um ano de suspensão do boxeador francês Tony Yoka, campeão dos pesos pesados nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, por infringir regras antidoping.

O atleta foi punido por não ter sido localizado para a realização de três exames. A medida já havia sido decretada pela Agência Francesa de Luta contra o Doping e hoje foi confirmada pela entidade do governo local.

A decisão do Conselho de Estado veio como resposta a recurso da defesa de Yoka, liderada pelo advogado Arnaud Péricard.

O boxeador, de 26 anos, já havia sido suspenso também pela Federação Francesa de Boxe, com um ano de afastamento da modalidade. A pena, no entanto, foi aplicada com isenção de cumprimento. O lutador, no entanto, se defende das acusações.

"A minha vida mudou muito desde os Jogos Olímpicos e não calculei bem, especialmente sobre a minha localização para os exames. De forma alguma, tomei qualquer remédio. A única que preenchi mal foi a parte da localização ", disse Yoka, em abril, ao jornal "Le Parisien".

O francês conquistou a medalha olímpica há dois anos, ao vencer o britânico Joe Joyce, em um dos combates mais emocionantes dos Jogos do Rio de Janeiro. O lutador é casado com outra campeã olímpica a também francesa Estelle Mossely, ouro nos pesos leves, com quem tem um filho.