Topo

Atlético bate Real na prorrogação e conquista Supercopa Europeia pela 3ª vez

15/08/2018 18h55

Tallinn, 15 ago (EFE).- O Atlético de Madrid enfim conseguiu levar a melhor sobre o Real Madrid em uma final continental, ao vencer o clássico desta quarta-feira por 4 a 2 na prorrogação, após empate em 2 a 2 no tempo normal, na cidade de Tallinn, na Estônia, e conquistar pela terceira vez o título da Supercopa Europeia.

Um dos destaques do jogo foi o atacante brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, que marcou dois gols, sendo um no primeiro minuto da etapa inicial e o outro aos 34 do segundo tempo, quando os 'Colchoneros' perdiam por 2 a 1 - o atacante francês Karim Benzema e o zagueiro espanhol Sergio Ramos, cobrando pênalti, haviam virado a favor do Real.

O empate nos 90 minutos levou o duelo para a prorrogação - a quarta nas últimas seis edições da competição, que coloca frente a frente os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa. No tempo extra, o Atlético foi fulminante, marcando com os meias espanhóis Saúl Ñíguez e Koke na primeira etapa.

Com a vitória de hoje, os 'Colchoneros' mantêm 100% de aproveitamento na Supercopa, já que, nas outras duas ocasiões em que a disputaram, bateram a Inter de Milão, em 2010, e o Chelsea, em 2012. Além disso, o clube venceu pela primeira vez o Real em uma decisão continental, após derrotas na decisão da 'Champions', em 2014 e 2016.

Os 'Merengues', que lutavam pelo quinto título no torneio, o que os igualaria a Milan e Barcelona, maiores campeões da história, voltaram a perder uma final de competição internacional, o que não acontecia desde 2000, quando cairam diante do Boca Juniors na Copa Intercontinental.

Nesta quarta-feira, o Real disputou pela primeira vez uma partida oficial desde a transferência do atacante português Cristiano Ronaldo, que agora está na Juventus. Além disso, o meia croata Luka Modric começou no banco de reservas, já que foi um dos últimos a se reapresentar depois das férias. O lateral-esquerdo Marcelo e o volante Casemiro começaram jogando, e o reforço Vinicius Júnior também iniciou como suplente.

O Atlético, por sua vez, entrou em campo com dois reforços para esta temporada, o volante espanhol Rodri, ex-Villarreal, e o meia francês Thomas Lemar, ex-Monaco. Por outro lado, o lateral-esquerdo brasileiro Filipe Luís foi preterido por outro campeão mundial, Lucas Hernández.

Com a bola rolando, coube a Diego Costa abrir o marcador logo no primeiro minuto para os 'Colchoneros'. Em jogada iniciada com lançamento de Godín, o goleador ganhou na dividida de Ramos, se livrou da marcação de Varane e soltou uma bomba cruzada, que Navas não conseguiu defender.

Aos poucos, o Real conseguiu reagir e construir boas ações ofensivas. Aos 17, Marcelo fez boa jogada pela esquerda e acionou Asensio, que tocou de calcanhar, para defesa de Oblak. Em seguida, aos 25, o lateral brasileiro foi quem assustou, em chute de fora da área, em que a bola saiu por cima do gol.

A pressão teve sucesso e, aos 27, os 'Merengues' conseguiram alcançar a igualdade, em jogada que teve grande participação de Bale, que disparou pela esquerda e acertou cruzamento primoroso. Benzema apareceu no segundo pau e só precisou escorar com a cabeça para o fundo da rede.

O empate não reduziu o ritmo do Real, que seguiu intenso e quase virou já no minuto seguinte ao gol, quando Casemiro serviu Asensio, que bateu forte, muito perto da trave esquerda defendida por Oblak. A partir daí, no entanto, o ritmo das duas equipes reduziu e as chances de gol escassearam até a ida para o intervalo.

O segundo tempo começou morno, como o primeiro havia terminado. A temperatura só subiu aos 17 do segundo tempo, quando Kroos cobrou escanteio da direita, Juanfran subiu disputando bola com Benzema e acabou tocando a mão na bola. Ramos foi para a cobrança e acertou o canto esquerdo com firmeza, fazendo o segundo do time de Lopetegui.

Atrás do placar, o Atlético voltou para o jogo e começou a encurralar o arquirrival. Aos 34, Diego Costa chegou a emendar uma bicicleta na área, mas furou. Depois disso, Marcelo tentou evitar que a bola saísse pela lateral e permitiu que Juanfran ficasse com ela. O lateral acionou Correa, que cruzou para o camisa 19 marcar.

Nos acréscimos, o Real se lançou ao ataque em busca do terceiro gol, para evitar a prorrogação. Em contra-golpe veloz, Bale acionou Marcelo, que surgiu como um verdadeiro atacante. O brasileiro tentou finalizar em voleio, mas se enrolou e o chute nem chegou ao gol.

Os 'Colchoneros' levaram a moral alta para a prorrogação e viraram o jogo aos 8 da etapa inicial, em grande estilo, após cochilo da zaga adversária. Sergio Ramos passou na fogueira para Varane, que acabou desarmado. Thomas, que havia substituído Lemar, cruzou da esquerda e achou Saúl, que emendou de primeira, sem dar chances para Navas.

Desmantelado, o Real viu o rival madrilenho chegar ao quarto gol aos 14 do primeiro tempo, em nova ação veloz pela direita. Vitolo, outro que havia saído do banco no tempo normal, invadiu a área e deu bela bola invertida para que Koke aparecesse e batesse firme para estufar a rede.

No segundo tempo da prorrogação, os 'Colchoneros' só precisaram controlar as tentativas do adversário, que não chegaram a ser contundentes e esperaram o apito final do árbitro polonês Symon Marciniak para comemorarem um título continental sobre os algozes de 2014 e 2016 na Liga dos Campeões.



Ficha técnica:.

Real Madrid: Navas; Carvajal, Varane, Ramos e Marcelo; Casemiro (Ceballos), Kroos (Mayoral) e Isco (Vázquez); Bale, Asensio (Modric) e Benzema. Técnico: Julen Lopetegui.

Atlético de Madrid: Oblak; Juanfran, Savic, Godín e Hernández; Rodri (Vitolo), Saúl, Lemar (Thomas) e Koke; Diego Costa (Giménez) e Griezmann (Correa). Técnico: Diego Simeone.

Árbitro: Symon Marciniak (Polônia), auxiliado pelos compatriotas Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz.

Gols: Benzema e Ramos (Real Madrid); Diego Costa (2), Saúl e Koke (Atlético de Madrid).

Cartões amarelos: Asensio, Marcelo, Ceballos, Modric e Ramos (Real Madrid); Correa, Diego Costa e Vitolo (Atlético de Madrid).

Estádio: A. Le Coq Arena, em Tallinn (Estônia).