Topo

Botafogo busca virada sobre Nacional e ascensão sob o comando de Zé Ricardo

15/08/2018 14h16

Rio de Janeiro, 15 ago (EFE).- O Botafogo receberá nesta quinta-feira o Nacional, do Paraguai, depois de perder por 2 a 1, em busca da classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana e de iniciar uma arrancada sobre o comando do técnico Zé Ricardo, que assumiu a equipe há pouco mais de dez dias.

O Alvinegro demitiu Marcos Paquetá, justamente, por causa da derrota em Assunção, que foi selada com gols dos meias Danilo Santacruz e Juan Vieyra. Por outro lado, o meia Luiz Fernando anotou o gol de honra da equipe carioca, que pode avançar com uma vitória simples por 1 a 0.

Além do resultado mínimo, êxitos por dois ou mais gols de diferença também representarão classificação no tempo normal. Se devolver o placar da ida, o Fogão levará a decisão da vaga para as penalidades no Estádio Olímpico Nílton Santos.

O revés na ida provocou mudanças no Botafogo, com a queda do contestado Marcos Paquetá, que só comandou a equipe por cinco jogos, perdendo, no entanto, quatro deles. O sucessor de Alberto Valentim, dessa forma, acabou dando lugar a Zé Ricardo, ex-Flamengo e Vasco.

O novo treinador comandou o Alvinegro pela primeira vez no domingo, em empate com o Paraná em 1 a 1, fora de casa, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na competição nacional, o time carioca está na décima posição, com 22 pontos.

Para a partida na Sul-Americana, Zé Ricardo tem como problema a ausência do atacante Kieza, que sentiu lesão muscular coxa direita, no fim de semana, e não enfrentará o Nacional. Dessa forma, Brenner e o uruguaio Rodrigo Aguirre disputam posição na equipe titular.

Outra baixa de última hora foi o meia Leandrinho, que deixou jogo-treino com a Portuguesa, do Rio, contundido, na segunda-feira. O desfalque, contudo, não chega a ser um problema, já que havia incerteza sobre a presença do jovem na lista de relacionados.

Quem também está fora é o goleiro paraguaio Gatito Fernández, que seria esperança para eventual disputa de pênaltis. O dono da meta alvinegra ainda se recupera de lesão e deverá voltar aos gramados daqui uma semana, em duelo com o Palmeiras pelo Brasileirão.

O Nacional, por sua vez, desembarcou otimista na capital fluminense, depois de ter vencido pela primeira vez na temporada, justamente, na partida com o Botafogo, em Assunção. Depois disso, a equipe empatou com o Guaraní, fora, e venceu o Deportivo Santaní, em casa, em jogos pelo Torneio Clausura do Campeonato Paraguaio.

Com os resultados recentes, além de colocar pé nas oitavas de final da Sul-Americana, "La Academia", subiu na tabela da competição nacional e aparece agora na quinta colocação, com seis pontos, cinco atrás do líder, Cerro Porteño.

Para o novo encontro com o Alvinegro, o técnico Celso Ayala, ex-zagueiro da seleção paraguaia, deverá repetir a escalação do jogo de ida, que colocou a equipe em vantagem.

O vencedor do duelo entre Botafogo e Nacional terá pela frente o Bahia, no que pode ser o único confronto brasileiro das oitavas de final da Sul-Americana. O Tricolor de Aço, na última semana, despachou o Cerro, do Uruguai.



Prováveis escalações:.

Botafogo: Saulo; Marcinho, Carli, Igor Rabello e Moisés; Matheus Fernandes, Rodrigo Lindoso, Renatinho e Léo Valencia; Luiz Fernando, Rodrigo Pimpão e Brenner (ou Aguirre). Técnico: Zé Ricardo.

Nacional: Rojas; Franco, Velázquez, Paniagua e Melgarejo; Miño, Orué, Santacruz, Vieyra e Clarke; Bareiro. Técnico: Celso Ayala.

Árbitro: Patricio Loustau (Argentina), auxiliado pelos compatriotas Diego Bonfa e Maximiliano do Yesso.

Estádio Olímpico Nílton Santos, no Rio de Janeiro.