Topo

Goleiro Subasic anuncia aposentadoria da seleção da Croácia

15/08/2018 10h30

Belgrado, 15 ago (EFE).- O goleiro croata do Monaco, Danijel Subasic, se despediu nesta quarta-feira da seleção da Croácia depois de dez anos e 44 atuações, e após ter conquistado o vice-campeonato na Copa do Mundo da Rússia em julho deste ano.

Subasic, de 33 anos, participou com a seleção da Croácia de duas Eurocopas, em 2012 e 2016, e nas Copas do Mundo de 2014 e 2018.

Nesta última, o goleiro foi brilhante e o público croata lembra, sobretudo, que ele defendeu três pênaltis da Dinamarca, levando a Croácia às quartas de final. Além disso, no duelo das quartas contra a anfitriã Rússia, insistiu em jogar toda a partida apesar de seus problemas físicos e ainda defendeu outro pênalti.

Subasic se despediu da seleção croata com uma emotiva carta dirigida aos torcedores, que foi divulgada no site da Federação Croata de Futebol (HNS, na sigla em servo-croata), na qual afirmou que havia decidido deixar a seleção muito antes da Copa.

"Queria concluir minha carreira na seleção com a atuação na Copa; era um dos meus sonhos. Cada um de nós tem uma 'data de validade' e avaliamos o quanto podemos jogar", disse o goleiro, indicando que os jovens jogadores são o futuro do futebol croata.

Subasic declarou que os momentos na Copa do Mundo da Rússia "foram os mais emocionantes" de sua carreira, e que "marcaram e definiram" sua atuação na seleção.

"O meu caminho chegou até lá, ao vice-campeonato mundial, na sagrada camisa para a qual dei meu máximo, com honra e orgulho em cada jogo", assinalou o goleiro, que garantiu que defender a seleção não tem comparação com jogar em um clube.