Topo

Peru viverá 2019 poliesportivo: Dacar, Pan, Sul-Americana e Mundial Sub-17

15/08/2018 19h33

Lima, 15 ago (EFE).- Com a designação de Lima como sede da primeira final em jogo único da Copa Sul-Americana, o Peru se consolida no continente como o país do esporte em 2019, ao receber grandes eventos junto ao Rali Dacar, os Jogos Pan-Americanos e o Mundial Sub-17 de futebol.

O calendário dessas quatro competições internacionais começará no dia 6 de janeiro, com a largada da 41ª edição do Dacar, o rali mais difícil do mundo, que pela primeira vez será disputado em um só país.

O "Dacar 100% peruano", como têm dito os organizadores, reunirá mais uma vez os melhores pilotos da modalidade em uma travessia de mais de dez dias pelo deserto do litoral sul do Peru.

Os competidores - cerca de 500 a bordo de 300 veículos - partirão em caravana da Costa Verde de Lima, nas margens do Oceano Pacífico, e chegarão até Tacna, na fronteira com o Chile, para depois retornarem à capital peruana, onde completarão a prova no dia 17.

Após as dificuldades sentidas pelos organizadores do Dacar para ampliar a rota por outros países vizinhos em 2019, ainda está indefinido se esta será a edição de despedida do rali da América do Sul, onde a prova tem sido disputada ininterruptamente desde 2009.

Concluído o rali, Lima entrará na reta final dos preparativos para a 28ª edição dos Jogos Pan-Americanos, cuja cerimônia de abertura ocorrerá no dia 26 de julho no Estádio Nacional.

Lima receberá durante 16 dias as competições de 62 modalidades de 39 esportes. Ao todo, 6.600 atletas de 41 países disputarão medalhas no país. As provas serão classificatórias para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, e entre elas haverá as estreias do surfe, halterofilismo, skate e paleta frontón, um esporte peruano similar ao squash.

Em seguida, a capital organizará a sexta edição dos Jogos Parapan-Americanos, que de 23 de agosto a 1º de setembro reunirão 1.900 participantes que competirão em 17 esportes, cujas provas também serão classificatórias para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Depois, de 5 a 27 de outubro o futebol assumirá o protagonismo com o Mundial Sub-17 em oito cidades do Peru, entre elas Lima, Piura, Trujillo e Tacna, onde 24 seleções tentarão suceder a Inglaterra como campeã mundial.

A final será disputada no Estádio Nacional de Lima, o mesmo que receberá semanas depois a final da Copa Sul-Americana, com data ainda não definida.