Topo

Sem Messi versus CR7, Espanhol terá Barça reforçado e Real como incógnita

16/08/2018 13h45

Madri, 16 ago (EFE).- O Campeonato Espanhol será iniciado nesta sexta-feira, ainda com Barcelona e Real Madrid como favoritos, embora, o time da capital seja incógnita após a saída do português Cristiano Ronaldo para a Juventus, o que encerra sequência de duelos do craque com o argentino Lionel Messi, iniciada em 2009.

Nas últimas nove edições da competição, a artilharia ficou com o camisa 10 dos 'Blaugranas' ou o 7 dos 'Merengues'. A exceção foi na temporada 2015-2016, quando o líder entre os goleadores foi o atacante uruguaio Luis Suárez, também do Barça.

Nesta temporada, o time catalão entra como atual campeão e com a base mantida, apesar da perda do meia e capitão Andrés Iniesta, que se transferiu para o Vissel Kobe, do Japão. Outro que saiu foi o volante brasileiro Paulinho, assim como os meias André Gomes e Aleix Vidal, o zagueiro Yerry Mina, entre outros, todos reservas.

Por outro lado, desembarcaram no Camp Nou quatro reforços, sendo duas promessas nascidas no Brasil, o volante Arthur e o meia-atacante Malcom, esse último depois de um "chapéu" na Roma. Chegaram também o zagueiro francês Clément Lenglet e o meia chileno Arturo Vidal.

Ainda com dúvidas sobre o aproveitamento do quarteto no time titular, o Barcelona, ainda sob o comando de Ernesto Valverde, estreará na competição jogando em casa, neste sábado, encarando o Alavés, do zagueiro brasileiro Rodrigo Ely.

O Real Madrid, por sua vez, estreará encarando o Getafe, domingo, no estádio Santiago Bernabéu, em meio a muitas interrogações, a começar pela ausência de Cristiano Ronaldo. Inicialmente, a imprensa espanhola apontou que Neymar seria alvo para ocupar o lugar do português, mas o clube espanhol negou qualquer negociação.

O técnico Julen Lopetegui, que assumiu o bicampeão continental de maneira polêmica, tem como primeira missão remontar o setor ofensivo, que segue com o galês Gareth Bale e o francês Karim Benzema. Na derrota para o Atlético de Madrid, pela Supercopa Europeia, Marco Asensio ocupou o lugar de CR7.

A grande novidade do Real para a temporada é a presença do goleiro belga Thibaut Courtois, contratado junto ao Chelsea. Outros reforços são o lateral-direito Álvaro Odriozola, que veio da Real Sociedad, além do meia-atacante Vinicius Júnior, jóia revelada pelo Flamengo.

Responsável pelo primeiro golpe aos 'Blancos' na temporada, o Atlético de Madrid terá pela frente na segunda-feira um duelo complicado, com o Valencia, no estádio Mestalla. O encontro coloca os 'Colchoneros', atuais vice-campeões nacionais, frente a frente com o quarto na temporada passada.

O time comandado por Diego Simeone foi mais um que manteve a base, trazendo reforços pontuais, como o volante Rodri, ex-Villarreal, o meia Thomas Lemar, ex-Monaco, além do lateral-direito Santiago Arias, ex-PSV Eindhoven, o atacante Nikola Kalinic, ex-Milan, entre outros.

O Valencia, por sua vez, apostou em contratações para o setor ofensivo, fechando com o atacante Michy Batshuayi, e o meia-atacante Denis Cheryshev, ambos por empréstimo, além do atacante Kevin Gameiro. O time ainda fechou em definitivo com o meia Geoffrey Kondogbia, que esteve cedido ao clube na temporada passada.

O Villarreal, quinto na tabela na última edição do Espanhol, estreará neste sábado, recebendo a Real Sociedad. A grande atração da equipe, talvez, nem entre em campo, o meia Santi Cazorla, que atravessa calvário para retornar aos gramados, após série de lesões nos últimos anos, em que defendeu o Arsenal.

O Sevilla, derrotado pelo Barça na Supercopa da Espanha, visitará neste domingo o recém-ascendido Rayo Vallecano. Entre as novidades do clube da Andaluzia para a temporada são o meia Aleix Vidal, em segunda passagem, e o atacante André Silva, que passou por Porto e Milan.

A abertura do Campeonato Espanhola acontecerá nesta sexta-feira, com duas partidas. Primeiro, o Girona encarará o Valladolid, que voltou à primeira divisão nesta temporada. Logo depois, o Betis jogará em seus domínios com o Levante.

No sábado, ainda jogarão Celta de Vigo e Espanyol, e no domingo, acontecerá o duelo entre o Eibar e o recém-ascendido Huesca. Segunda-feira, Athletic Bilbao e Leganés encerrarão a rodada inicial da competição.



Programação da primeira rodada do Campeonato Espanhol:.



Sexta-feira.

Girona - Valladolid.

Betis - Levante.

Sábado.

Celta de Vigo - Espanyol.

Villarreal - Real Sociedad.

Barcelona - Alavés.

Domingo.

Eibar - Huesca.

Rayo Vallecano - Sevilla.

Real Madrid - Getafe.

Segunda-feira.

Valencia - Atlético de Madrid.

Athletic Bilbao - Leganés.