Topo

Federação multa ex-diretor que espalhou manual para seduzir russas na Copa

Duas russas passam em frente a pôster da Copa do Mundo - Stu Forster/Getty Images
Duas russas passam em frente a pôster da Copa do Mundo Imagem: Stu Forster/Getty Images

17/08/2018 16h55

Buenos Aires, 17 ago (EFE).- A Associação do Futebol Argentino (AFA) multou o ex-diretivo Alejandro Taraborrelli por considerá-lo responsável pela distribuição há alguns meses de manuais com conselhos sobre como seduzir mulheres russas durante a Copa do Mundo.

Taraborrelli, ex-diretor do Departamento de Educação, foi multado em 60 mil pesos argentinos (aproximadamente R$ 8 mil) pelo Tribunal de Ética da AFA.

Manual AFA - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Tenha-se presente que a norma ética à qual nos referimos (artigo 13, ponto 3, do Código de Ética) inclui condutas tanto dolosas quanto culposas; por isso a omissão de controle dos textos do manual, prévio a ordenar sua impressão, é atribuível de modo direto e sem dúvidas ao responsável pela área respectiva que, por outro lado, tal como foi indicado, foi quem pessoalmente ordenou que fosse impresso", informou o Comitê de Ética da AFA.

Os manuais distribuídos pela AFA antes da Copa do Mundo ofereciam "conselhos" aos homens para "seduzir" mulheres russas.

"Existem muitas mulheres bonitas na Rússia e nem todas são boas para você. Seja seletivo. O conselho é tratar a mulher que está à sua frente como alguém de valor. A primeira impressão é muito importante para elas, dê atenção à sua imagem", eram alguns dos "conselhos" que apareciam na publicação intitulada: "O que fazer para ter alguma oportunidade com uma garota russa".

Diante do repúdio generalizado, a AFA afirmou pouco depois que se tratou de um "erro de impressão" e Taraborelli, que supostamente não controlou a informação do manual, apresentou sua renúncia, aceita pelo presidente da entidade, Claudio Tapia.

O material foi distribuído em um curso sobre idioma e cultura da Rússia, ministrado pelo professor Eduardo Pennisi, que montou o manual e copiou os "conselhos" de um site.