Topo

Fifa investiga se federação colombiana revendeu ingressos das Eliminatórias

17/08/2018 21h06

Bogotá, 17 ago (EFE).- A Fifa abriu nesta sexta-feira uma investigação preliminar para apurar se a Federação Colombiana de Futebol (FCF) revendeu ingressos para as partidas da seleção nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018.

A abertura do processo foi informada pela presidente do Comitê de Ética da Fifa, María Claudia Rojas.

"Agora o comitê deverá tomar uma decisão. Se for comprovado, o caso passa para uma próxima instância. Caso contrário, encerraremos a investigação", explicou Rojas ao jornal espanhol "Marca".

No último dia 30 de julho, a Superintendência de Indústria e Comércio da Colômbia (SIC) acusou a FCF e as empresas Ticketshop e Ticketya de "desviar" vários ingressos para jogos das Eliminatórias.

Segundo a SIC, as empresas planejaram junto com a federação um esquema para desviar os ingressos das partidas da Colômbia no país para revendê-las a preços superiores.

Os desvios teriam ocorrido por fases. Na segunda etapa do esquema, a SIC afirma que mais de 42 mil ingressos de partidas da Colômbia foram revendidos por preços mais elevados.

Entre os envolvidos no esquema estão Luis Bedoya, ex-presidente da FCF e preso nos Estados Unidos dentro do caso que ficou conhecido como Fifagate. O atual comandante da instituição, Ramón Jesurún, também teria participado dos desvios de ingressos.

A presidente do Comitê de Ética da Fifa se declarou impedida de participar da investigação por ser colombiana.