Topo

Playoff classificatório define últimas 6 vagas na fase de grupos da Champions

20/08/2018 15h53

Redação Central, 20 ago (EFE).- Doze times disputam a partir desta terça-feira as últimas seis vagas na fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões, com Ajax e Benfica partindo como favoritos em seus confrontos para garantir a classificação.

O jogo entre Ajax e Dínamo de Kiev, em princípio, é um dos que mais chama atenção pelo número de vezes em que as duas equipes participaram do torneio. Enquanto os ucranianos já disputaram a 'Champions' em 23 oportunidades, sem nenhum título, os holandeses estiveram em 19 edições, com quatro conquistas.

Não será a primeira vez que os clubes se enfrentam em playoffs. Na edição 2010/2011, o Ajax passou pelo Dínamo de Kiev com 3 a 2 no placar agregado. No jogo de ida, na Ucrânia, os dois times empataram por 1 a 1. Na volta, os holandeses venceram por 2 a 1, com gols de Luis Suárez, hoje craque do Barcelona, e El Hamdaoui. O já veterano Andriy Shevchenko descontou.

Apesar da tradição, o Ajax tem tropeçado na fase classificatória da 'Champions' nas últimas temporadas. Na última edição do torneio, a equipe foi batida pelo modesto Nice, ainda na terceira fase eliminatória. Nos dois anos anteriores, os holandeses chegaram aos até os playoffs, mas caíram para Rostov e Rapid Viena.

Por outro lado, o Dínamo de Kiev conta com o recente retrospecto positivo na Holanda para assustar o rival na partida marcada para quarta-feira, na Amsterdam Arena. Nas últimas duas visitas à Holanda, os ucranianos saíram com resultado positivo contra AZ Alkmaar (2010/2011) e Feyernoord (2012-2013).

Outro que tenta voltar à fase de grupos da principal competição continental é o PSV Eindhoven, comandado pelo ex-jogador Mark Van Bommel. Fora do torneio na última edição devido ao terceiro lugar no Campeonato Holandês, o time conquistou a liga local na última temporada, mas precisa superar o péssimo desempenho recente contra rivais europeus para ficar com a vaga.

Nas últimas dez partidas por competições continentais, o PSV perdeu seis vezes e empatou em outras quatro oportunidades. A última vitória veio em 2016/2017, na 'Champions', contra o CSKA Moscou.

O adversário, porém, será o complicado BATE Borisov, time que tem aparecido com frequência nas últimas edições do torneio e que já superou na atual edição o HJK Helsinki e o Qarabag.

O Benfica, por sua vez, tenta a nona participação seguida na fase de grupos da 'Champions' e enfrentará o PAOK, que nunca chegou tão longe na Liga dos Campeões, mas eliminou com autoridade o Basel, por 5 a 1 no placar agregado, e o Spartak Moscou, por 3 a 2.

Com Jonas, de contrato renovado, no comando do ataque, as 'Águias' tentarão repetir o sucesso da edição de 2011/2012, a única vez em que a equipe disputou os playoffs. Naquela oportunidade, o Benfica superou o Twente, com 5 a 3 no placar agregado.

Estrela Vermelha e Red Bull Salzburg fazem outro confronto interessante dos playoffs. Campeão da antiga versão da 'Champions' em 1990/1991, a equipe sérvia aposta na força do estádio

Rajko Mitic para avançar à fase de grupos: nos últimos 12 jogos continentais em casa, o Estrela Vermelha venceu sete e empatou quatro e perdeu apenas um. E os adversários só marcaram cinco gols.

Já o Red Bull Salzburg quer mostrar na 'Champions' o futebol que quase levou a equipe ao título da Liga Europa na temporada passada. O atual campeão austríaco chegou às semifinais do torneio, mas caiu diante do Olympique de Marselha. No caminho, porém, eliminou Lazio e Borussia Dortmund.

As partidas de ida serão disputadas nestas terça e quarta-feira, e os jogos da volta estão marcados para ocorrer nos dias 28 e 29 de agosto. A Uefa realiza o sorteio da fase de grupos no dia 30.



Partidas de ida do playoff classificatório para a fase de grupos da Liga dos Campeões:.

Terça-feira.

BATE Borisov - PSV Eindhoven.

Estrela Vermelha - Red Bull Salzburg.

Benfica - PAOK.

Quarta-feira.

Ajax - Dínamo de Kiev.

Vidi - AEK Atenas.

Young Boys - Dínamo de Zagreb.