Topo

Liga das Nações da Uefa estreia com duelo entre últimas campeãs mundiais

05/09/2018 15h42

Redação Central, 5 set (EFE).- Com a Copa da Rússia ainda bastante viva na lembrança, a Liga das Nações da Uefa começará a ser disputada nesta quinta-feira como grande novidade do calendário de seleções e terá como partida de abertura um duelo entre as duas últimas campeãs mundiais, França e Alemanha.

As datas Fifa eram aproveitadas para amistosos ou jogos classificatórios para grandes torneios, mas estes agora foram reduzidos, e a Liga das Nações chega para dar competitividade aos duelos entre países.

O novo torneio da Uefa dá maior destaque e relevância às partidas. Além de valer uma taça, algo que é sempre motivo de comemoração, a competição representa um caminho mais rápido rumo à Eurocopa de 2020, que, contudo, ainda terá Eliminatórias específicas, e terá acessos e descensos, como os campeonatos nacionais de clubes.

A primeira edição será aberta nas duas próximas semanas. Um total de 55 seleções do Velho Continente foi dividido em quatro divisões, cada uma com quatro grupos, em função do ranking de coeficientes da Uefa.

Os primeiros classificados da primeira divisão (A), onde estão as principais potências europeias, jogarão uma fase final em junho de 2019, e o campeão se garantirá na Euro 2020. Enquanto isso, os melhores da segunda divisão (B), terceira (C) e quarta (D), serão promovidos. Os últimos de cada serão rebaixados.

Na Liga das Nações, que terá seis rodadas - duas em setembro, duas em outubro e duas em novembro -, as principais seleções estão na chamada Liga A junto com as surpresas recentes do continente. Fazem parte da elite Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Suíça, Islândia, Portugal, Itália, Polônia, Espanha, Inglaterra e Croácia.

A Liga B tem Eslováquia, Ucrânia, República Tcheca, Rússia, Suécia, Turquia, Áustria, Bósnia, Irlanda do Norte, País de Gales, Irlanda e Dinamarca. Já a Liga C é integrada por Escócia, Albânia, Israel, Estônia, Finlândia, Grécia, Hungria, Eslovênia, Noruega, Bulgária, Chipre, Romênia, Sérvia, Montenegro e Lituânia.

A última divisão, a Liga D, é composta por 16 equipes: Andorra, Cazaquistão, Letônia, Geórgia, San Marino, Moldávia, Luxemburgo, Belarus, Kosovo, Malta, Ilhas Faroe, Azerbaijão, Gibraltar, Liechtenstein, Armênia e Macedônia.

O único jogo da Liga A desta sexta acontecerá na Alianz Arena e colocará frente a frente a campeã mundial de 2014 e a de 2018, que estão no grupo 1, junto com a Holanda. Desde a participação na Copa, em que tiveram desempenhos distintos, as duas seleções não entraram mais em campo.

A Alemanha, que obteve o tetra no Brasil quatro anos atrás, foi a grande decepção em gramados russos, com uma eliminação precoce como lanterna de um grupo com Suécia, México e Coreia do Sul. Já a França obteve o bi com direito a cinco gols marcados na final contra a Croácia, que terminou com placar de 5 a 2.

A Holanda, que sequer se classificou para o Mundial da Rússia, estreará na chave no próximo domingo, contra os 'Bleus', no Stade de France.

Outro grupo bastante forte é o 4, com a atual vice-campeã do mundo Croácia, a Inglaterra, que perdeu nas semifinais para seleção dos Bálcãs e ficou com o quarto lugar, e a Espanha, que decepcionou ao perder para a Rússia nos pênaltis nas oitavas. A partida de abertura acontecerá no próximo sábado em Wembley, entre a dona da casa e a 'Roja'.

Também no sábado, Suíça e Islândia abrirão em Saint Gallen o grupo 2, que conta também com a Bélgica, que derrubou o Brasil nas quartas na Rússia no caminho que culminou com uma inédita terceira colocação.

Fora da Copa, a tetracampeã mundial Itália quer usar a Liga das Nações para se reerguer. A campanha começará neste sábado, em Bolonha, em confronto com a Polônia. As duas equipes estão no grupo 3, junto com Portugal, que neste mês não conta com Cristiano Ronaldo, liberado para ficar com a família.

Além do jogo entre França e Alemanha, a nova competição terá uma partida da Liga B, entre Turquia e Rússia; três da Liga C, entre Albânia e Israel, entre Lituânia e Sérvia e entre Romênia e Montenegro; e dois da Liga D, entre Azerbaijão e Kosovo e entre Ilhas Faroe e Malta.