Topo

Jorginho marca de pênalti e evita derrota da Itália para a Polônia

07/09/2018 19h29

Roma, 7 mai (EFE).- Em sua primeira partida oficial desde a eliminação para a Suécia na repescagem das Eliminatórias para a Copa do Mundo deste ano, em novembro do ano passado, a Itália estreou na Liga das Nações com um empate com a Polônia em 1 a 1 no estádio Renato Dall'Ara, em Bolonha, graças a um gol de pênalti do brasileiro naturalizado Jorginho.

Contratado para substituir Giampiero Ventura depois do fracasso, o técnico Roberto Mancini se mostrou satisfeito pela reação da 'Azzurra' após um começo de partida ruim. Entretanto, a reação não foi suficiente para que a tetracampeã obtivesse a que seria apenas a segunda vitória nos últimos oito compromissos.

A Polônia começou melhor, e o jovem goleiro Gianluigi Donnarumma, sucessor de Gianluigi Buffon na Itália, fez duas grandes defesas para manter o placar em branco. Contudo, aos 40 minutos do primeiro tempo, Jorginho errou passe no meio de campo, e a bola chegou a Lewandowski na esquerda da área. O atacante do Bayern de Munique levantou nas costas da defesa e Zielinski arrematou para a rede.

Mancini então mandou Belotti, Chiesa e Bonaventura a campo durante a etapa final, nas vagas de Balotelli, Insigne e Pellegrini, e os donos da casa reagiram. O empate aconteceu aos 32, quando Chiesa foi derrubado na área. Jorginho bateu a penalidade com categoria e converteu.

As duas equipes estão no grupo 3 da primeira divisão da Liga das Nações, que também tem Portugal. A atual campeã da Eurocopa estreará na próxima segunda-feira, contra a Itália, em Lisboa.

Pela Liga B do torneio, a Rússia, embalada após ter sido quadrifinalista da Copa em casa, bateu a Turquia por 2 a 1 na cidade de Trabzon. O confronto valeu pelo grupo 2, que conta ainda com a Suécia.

Cheryshev, que concorre ao prêmio Puskás por um gol marcado durante o Mundial, fez outro golaço e abriu o placar, aos 13 minutos da etapa inicial. Aziz deixou tudo igual ainda antes do intervalo, aos 41, mas Dzyuba selou a vitória russa ao balançar a rede aos quatro do segundo tempo.

Na terceira divisão, o grupo 4 começou com apenas um gol em duas partidas. A Sérvia foi a Vilnius e bateu a Lituânia por 1 a 0, graças a um pênalti convertido por Tadic, enquanto Romênia e Montenegro empataram em 0 a 0. Já pelo grupo 1, que teve a Escócia folgando, a Albânia ganhou de Israel por 1 a 0 em Elbasan.

A seleção de Ilhas Faroe largou à frente no grupo 3 da Liga D ao bater Malta por 3 a 1, já que no outro duelo da chave houve empate sem gols entre Azerbaijão e Kosovo.